Página inicial > Ultimas Notícias > Instituto de Geociências abre inscrições para Mestrado em Gestão de Riscos e Desastres Naturais na Amazônia

• Publicado: Segunda, 20 de Novembro de 2017, 18h03

Instituto de Geociências Foto Alexandre de Moraes 1

Estão abertas as inscrições para a turma de 2018 do Mestrado em Gestão de Riscos e Desastres Naturais na Amazônia. Voltado para profissionais de Segurança Pública e áreas, o curso estuda a minimização de riscos e de desastres naturais na Amazônia. Coordenado pelo Programa de Pós-Graduação em Gestão de Riscos e Desastres Naturais na Amazônia (PPGGRD) do Instituto de Geociências (IG), o processo seletivo está dividido em duas fases e vai disponibilizar 20 vagas. A inscrição custa R$100,00 (cem reais) e vai até 20 de dezembro, por meio do site.

Inscrições - No site de inscrição, os participantes deverão anexar, em um único arquivo em PDF, os seguintes documentos: Formulário de inscrição preenchido (anexo 1); comprovante de pagamento da taxa de inscrição; diploma de graduação ou atestado de conclusão de curso; histórico escolar do curso de graduação; documento de identidade com foto e CPF.  O nome do arquivo deve ser o nome completo do candidato, em caixa alta, sem acento e sem espaço entre os caracteres. Os candidatos homologados serão divulgados em 5 de janeiro de 2018, na Secretaria do Programa e no site.

Processo Seletivo - A primeira fase da seleção é composta pela prova escrita temática e análise de Currículo Lattes. A prova escrita será no dia 19 de janeiro, com horário a ser divulgado posteriormente no site do PPGGRD, com perguntas ligadas às linhas de pesquisa do PPGGRD e à bibliografia do processo. Enquanto a segunda etapa consistirá na entrevista com os candidatos classificados, de acordo com o edital. Nesta fase, os candidatos serão avaliados pela desenvoltura na expressão de ideias, considerando o apresentado na Proposta Simplificada de Projeto de Pesquisa, além de serem testados nos conhecimentos básicos da área de formação, no uso da linguagem e na afinidade com o tema da linha de pesquisa escolhida. O resultado final será liberado no dia 28 de fevereiro de 2018.

Mestrado em Gestão de Riscos e Desastres Naturais - No programa, a minimização de riscos e de desastres naturais na Amazônia é dividida em duas vertentes: Ameaças Naturais no ambiente Amazônico e Vulnerabilidade das populações em áreas de risco. A primeira visa identificar e caracterizar os acontecimentos prejudiciais à região, estudando a vulnerabilidade dos corpos e sistemas receptores e o risco de eventos similares. Já a última linha de pesquisa envolve a perda para um dado elemento ou grupo dentro da área afetada. Também é multidisciplinar, com estudos teórico-conceituais ligados à história e à cultura.

Dessa forma, o mestrando selecionado saberá metodologias de análise de vulnerabilidades sociais, econômicas e ambientais. Assim como conhecerá sistemas hidrometeorológicos causadores dos desastres naturais na Amazônia. Também será capaz de formular e/ou usar formas de monitoramento e previsão das ameaças, a fim de definir ações de defesa civil para as ocorrências de desastres. Além disso, o curso também oferecerá uma prova de inglês para avaliar o aproveitamento nas habilidades de tradução e compreensão de textos. Caso o aluno já tenha proficiência em Língua Inglesa, será necessária a comprovação por meio de certificado.

Mais informações por meio do edital, do telefone 3201-8148 ou pelos e-mails Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Texto: Alice Palmeira - Assessoria de Comunicação da UFPA

Foto: Alexandre de Moraes