Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > Núcleo de Atenção Psicossocial debate o cuidado com a Saúde Mental na Comunidade Acadêmica
Início do conteúdo da página

Núcleo de Atenção Psicossocial debate o cuidado com a Saúde Mental na Comunidade Acadêmica

  • Publicado: Segunda, 20 de Novembro de 2017, 15h43

naps saps

Como parte da programação científica anual, o Serviço de Assistência Psicossocial aos Discentes (SAPS) e o Programa de Assistência Psicossocial ao Servidor (PAPS) realizarão o "Seminário de Saúde Mental do Núcleo de Atenção Psicossocial (NAPS)", nos dias 22 e 23 de novembro de 2017, no Auditório Doutor Ronaldo de Araújo, da Fundação Hospital de Clínicas Gaspar Vianna. Com o tema “Interfaces do Cuidado na Comunidade Acadêmica”, o evento discute novos padrões e abordagens sobre a temática.

Programação - O primeiro dia, com início às 18h, conta com a abertura do evento e com a palestra “Transtorno de Humor”, com o professor Marco Antonio Brasil, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Já no segundo dia, a partir das 8h, será apresentada a palestra “Psicose depressiva exige cuidados: Acompanhamento Médico e Psicoterapia”, com o professor Marco Brasil e Débora Arruda, psicóloga do NAPS. Depois, será realizada a mesa-redonda “Principais Transtornos de Personalidade: diagnóstico, desafios e tratamento”, com os psiquiatras doutor Paulo Leão e doutora Evellyn Pípolos.

Ás 10h, o evento continua com a mesa “Saúde Mental do Trabalhador e dos Profissionais em Construção” com o doutor Osvaldo Peixoto- Médico do Trabalho, e com as profissionais que fazem parte da equipe do NAPS, a assistente social Rosana Souza e a psicóloga Nilda Barata. Durante a tarde, ocorrerá a mesa-redonda intitulada “A Sociedade e a Dependência Química – dimensões psicossociais sobre o tratamento e a prevenção”, tendo como palestrantes a psicóloga Cristina Lins e a assistente social Marilda Brito. E finalizando o evento, teremos a palestra “Maconha: Proibição, Descriminalização, Legalização. Como a lei se posta diante dessas realidades?”, com o pró-reitor de Administração da UFPA, mestre em Saúde Mental e Justiça, João Cauby.

Objetivo e Importância - Com base em pesquisas e conhecimentos científicos, o seminário apresentará novos paradigmas e formas de abordar questões sobre Saúde Mental. Além disso, também visa estimular a capacidade de autonomia dos usuários, com ações de integração. Segundo o psiquiatra do NAPS, doutor Benedito Bezerra, esse estímulo à autonomia impede uma piora na saúde mental. “Nós temos serviços de atendimentos, nos quais há grande número de pessoas precisando de ajuda. Então é importante a conscientização para a procura do atendimento no tempo certo, antes de um agravamento”, explica ele.

NAPS - Para promover a Saúde Mental à comunidade acadêmica e a seus familiares, o NAPS é um espaço de escuta e acolhimento na UFPA. Além de atendimentos como terapias: individual, casal e familiar, temos também Grupo de terapias voltado para vítimas de abuso doméstico, de relacionamentos abusivos, para pessoas com dificuldades de relações interpessoais, para dependentes químicos, para pessoas com depressão e ansiedade (leia mais aqui) e os Círculos de Construção de Paz. O coordenador doutor Benedito Bezerra garante que os eventos realizados este ano: Dialogando sobre o Suicídio, em alusão ao Setembro Amarelo, e o Seminário de Saúde Mental, ficarão como programação anual do NAPS.

Mais informações pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., pelo número 4005-2591 ou pelo site.

Texto: Alice Palmeira - Assessoria de Comunicação da UFPA

registrado em:
Fim do conteúdo da página