Página inicial > Ultimas Notícias > Faculdade de Geografia do Campus Altamira recebe pesquisador internacional

Faculdade de Geografia do Campus Altamira recebe pesquisador internacional

• Publicado: Segunda, 20 de Novembro de 2017, 18h03

Campus Altamira2

A Faculdade de Geografia do Campus Altamira da UFPA receberá, na próxima sexta-feira, 24, o prof. dr. Sérgio Claudino, do Instituto de Ordenamento e Gestão Territorial da Universidade de Lisboa (IGOT/UL – Portugal). Sérgio Claudino, importante geógrafo português, fará uma palestra aberta à comunidade acadêmica em geral, às 19h, no Auditório Petrini Girardeli (UFPA Altamira – Campus I), sob o título "Educação Geográfica e Cidadania: Uma Leitura desde a Europa e Portugal. A política faz a diferença?".

A presença do professor também marcará o início dos trabalhos do Projeto internacional de cidadania territorial para escolares "Nós Propomos!", que atualmente envolve milhares de jovens em idade escolar em Portugal, na Espanha e no Brasil, e trabalha no desenvolvimento de caminhos para a formação cidadã de alunos do ensino médio em escolas públicas. Já avançado em outros Estados brasileiros, o projeto tem na Facgeo/UFPA Altamira o seu polo pioneiro na Amazônia brasileira. Em breve, deverá ser implementado também no Campus de Bragança e na UNIFESSPA. O lançamento oficial do projeto, em Altamira, acontecerá em um workshop aberto ao público, no dia 27 de novembro, às 14h30, no Auditório Petrini Girardelli (Campus I – UFPA).

As atividades são promovidas pelo Laboratório de Prática (LabPrat) de Ensino em Geografia, recém-implantado, que tem na palestra do professor Sérgio Claudino sua primeira ação. O coordenador do Laboratório, prof. dr. Daniel Vallerius, destaca que "a presença de um pesquisador internacionalmente conhecido no âmbito da Educação Geográfica nos honra e faz desta uma oportunidade ímpar de diálogos, reflexões e crescimento. Nosso laboratório, ainda em fase de implantação, se orgulha de poder propiciar tais momentos aos nossos discentes e à comunidade da UFPA e de Altamira em geral. Também é importante mencionar a importância de um projeto como o 'Nós Propomos' na região e o retorno à sociedade que iniciativas como estas podem propiciar".

Palestra “Educação Geográfica e Cidadania: Uma Leitura desde a Europa e Portugal. A política faz a diferença?"
Dia: 24/11/2017
Local: Auditório Petrini Girardeli - UFPA Altamira/Campus I
Mais informações: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Texto: Divulgação

Foto: Alexandre de Moraes