Página inicial > Ultimas Notícias > Projetos de participantes do Time Enactus são premiados no Desafio Inove Mais 2017

• Publicado: Terça, 21 de Novembro de 2017, 14h32

foto1

Três projetos de participantes do Time Enactus UFPA se destacaram na final do Desafio Inove Mais, realizada no dia 11 de novembro (sábado). Os projetos conquistaram o primeiro e o terceiro lugares do quadro de classificação geral, além do Prêmio Superação. A final da competição foi realizada no Centro de Eventos Benedito Nunes.

Criado em 2015, o desafio é organizado pela Universidade Federal do Pará (UFPA), por meio da Agência de Inovação Tecnológica (Universitec) e da Incubadora de Empresas de Base Tecnológica (PIEBT). Durante seis semanas, os participantes colocaram em prática os conhecimentos adquiridos na sala de aula, elaborando novos produtos ou serviços para a comunidade.

Com uma delegação formada pelos membros Alan Kardec, Andrey Lima, Arthur Miranda, Bruno Maia, Daniel Dantas, Daniel Martins, Evan Danko, Glenda Chaves, Isabel Cruz, Jhoylan Gonçalves, Junior Marques, Larissa Justino, Maitê Marçal, Maria Francisca Oscarina, Marie Brito, Marivana Almeida, Noel Orlet, Rafaela Reis, Rodrigo Santos, Rogério Aguiar, Rosinaldo Silveira e Thainá Barros,  os integrantes do time apresentaram os Projetos AmanaKatu, Comidas d’Brás, Minerva e TratECO, obtendo resultados positivos na premiação.

Amanakatu - Grande vencedor da competição, o Amanakatu foi criado durante o desafio e será incorporado aos atuais projetos do time Enactus. O Amana tem como principal objetivo democratizar o acesso à água para populações carentes. Durante a competição, os membros desenvolveram um sistema de captação de água da chuva compacto, com capacidade de 240 litros e de baixo custo de produção.

Durante o desenvolvimento do sistema, os integrantes obtiveram auxílio técnico do professor do Instituto de Tecnologia (ITEC - UFPA) dr. Ronaldo Mendes e financeiro da empresa BR da Costa Eng. Ltda, patrocinadora do protótipo apresentado na competição. Para o professor, auxiliar os membros na criação do sistema foi uma experiência prazerosa. “Sinto-me tendo cumprido o objetivo de docente universitário”, ressalta.

“Nós tínhamos a ideia, sabíamos com o que queríamos trabalhar, mas ainda existiam muitas dúvidas sobre como colocar em prática o projeto, e, com o Inove, elas foram sanadas”, disse Marivana Almeida, líder do projeto no desafio.

Outros Projetos - Em terceiro lugar no ranking geral da premiação ficou o Projeto Minerva. Com o intuito de evitar casos de assédio durante pequenos consertos residenciais, o projeto apresentou um aplicativo em que mulheres encontrarão prestadoras de serviços de reparos domésticos do mesmo gênero. Para Noel Orlet, líder do projeto, participar da competição possibilitou um grande desenvolvimento da ideia. “O Minerva é uma proposta com bastante potencial para transformar a realidade, e a nossa equipe fará o possível para executar a ideia”, afirmou Noel.

“Uma chance de resolver algum problema no meio em que vivo, mas nunca pensei como algo maior que pode impactar positivamente um grande número de pessoas”, relatou Rogério Aguiar, líder do Projeto Comidas D’Brás, apresentado na disputa. A ideia ganhou o Prêmio Superação e propõe reduzir o descarte de alimentos criando novos produtos saudáveis por meio de alimentos desperdiçados, como frutas e hortaliças, no Mercado de São Brás.

Além dessas propostas, outra ideia apresentada pelos membros do time na competição foi o TratEco. O principal objetivo da iniciativa é reduzir o custo do tratamento de efluentes produzidos por embarcações, antes do despejo nos rios amazônicos. Segundo Isabel Cruz, líder do projeto, participar do Inove Mais foi uma experiência enriquecedora, visto que, “durante o desafio, tive a oportunidade de desenvolver minhas habilidades de liderança e ampliar minha networking”.

ENACTUS UFPA - Fundada em 2014, o Time Enactus UFPA tem como missão desenvolver líderes que, por meio de ações empreendedoras, sejam capazes de empoderar pessoas para transformar comunidades, melhorando a qualidade de vida e o bem-estar social.

O time faz parte de uma rede global de universitários engajados que potencializam comunidades por meio do Empreendedorismo Social. Para conhecer mais sobre nossa atuação, acesse a página no Facebook (https://www.facebook.com/EnactusUFPA/)

Texto: Matheus Nery - Assessoria de Comunicação do Time Enactus UFPA