Página inicial > Ultimas Notícias > Evento multiprofissional discute a Hanseníase na Atenção Primária à Saúde

Evento multiprofissional discute a Hanseníase na Atenção Primária à Saúde

• Publicado: Terça, 21 de Novembro de 2017, 16h34

hanseníase2

O Núcleo de Medicina Tropical (NMT) da UFPA, em parceria com a Federação Internacional das Associações de Estudantes de Medicina do Brasil (IFMSA Brazil), realiza o "Simpósio de Hanseníase na Atenção Básica", nos dias 28 e 29 de novembro, no Sindicato de Médicos do Pará (SINDMEPA). O evento, com palestras de profissionais da Medicina, Fisioterapia e Enfermagem experientes na abordagem da doença dentro da Atenção Primária, é voltado para estudantes e profissionais da área de saúde.

Com foco na hanseníase dentro da Atenção Primária, o simpósio tem uma abordagem multiprofissional. Segundo uma das organizadoras, Sílvia Mara, “o planejamento foi feito visando que as aulas fossem diferentes do que normalmente é proporcionado ao acadêmico em sua grade curricular. O simpósio tem enfoque na Atenção Primária do Sistema Único de Saúde, abordando o indivíduo e a doença em meio à sua jornada após o diagnóstico”.

De acordo com a organizadora, falar sobre a hanseníase no Pará é fundamental: “O conhecimento acerca de hanseníase é indispensável para profissionais e acadêmicos de Ciências da Saúde no Pará, Estado que ainda tem grande prevalência da doença e abriga uma das mais antigas ‘colônias de hansenianos’ do Brasil”. Ela ainda destaca a importância de conhecer a forma de tratar o doente, “é necessário ter estudo a respeito da história, epidemiologia, fisiopatologia, diagnóstico, prognóstico, tratamento e fluxo deste paciente na Saúde Pública”.

Inscrições e Investimento - As inscrições, realizadas pelo preenchimento do formulário, contam com um investimento de dez reais. O pagamento pode ser feito por meio de transferência bancária ou pessoalmente a um dos organizadores do evento. O dinheiro arrecadado com a taxa será direcionado à Vila de Santo Antônio do Prata, comunidade no interior de Igarapé-Açu que sofre com alta prevalência de hanseníase.

Programação - Das 19h às 22h, o evento contará com a participação das médicas dermatologistas Marília Brasil e Sílvia Rodrigues; do médico de Família e Comunidade Geraldo Macedo; das fisioterapeutas Caroline Constante e Mariana Borges e com a enfermeira Hilma Souza. Todos os profissionais e palestrantes fazem parte do Laboratório de Dermatologia Tropical e Doenças Endêmicas do NMT.

Projeto de Extensão do NMT - A origem do simpósio surgiu  do planejamento do Projeto de Extensão do NMT, que educa sobre saúde e busca casos de hanseníase em escolas da Vila de Santo Antônio do Prata. Segundo Sílvia, “percebeu-se uma falta de conhecimento a respeito da doença entre profissionais e estudantes da área da saúde, sobretudo em Belém e região, área endêmica da doença. Foi feito contato com a Diretoria Executiva do comitê UFPA da IFMSA Brazil, que também tinha interesse em abordar hanseníase para estudantes de Medicina e então as ideias foram mescladas e o planejamento ocorreu de forma conjunta”.

Simpósio de Hanseníase na Atenção Básica

Local: Sindicato de Médicos do Pará (SINDMEPA).
Data: 28 e 29 de novembro.
Hora: Das 19h às 22h
Inscrições: por meio do formulário, com um investimento de dez reais.

Mais informações por meio do Facebook ou do número dos organizadores: 98011-1460 (Marcos Paulo), 98494-3360 (Sílvia Mara) e 98260-6572 (Valeska Moura).

Texto: Alice Palmeira - Assessoria de Comunicação da UFPA