Página inicial > Ultimas Notícias > Grupo de Pesquisa promove Seminário sobre a perspectiva ambiental do Brasil no século XIX

• Publicado: Terça, 21 de Novembro de 2017, 15h27

cartaz Historia e natureza

O Grupo de Pesquisa em História e Natureza (GRHIN/UFPA)  promoverá, entre os dias 5 e 7 de dezembro, a segunda edição do Seminário Amazônico de História e Natureza (2º SAHN). O seminário abordará questões envolvendo a atuação dos naturalistas Spix e Martius, em alusão aos 200 anos da obra Viagem ao Brasil. O 2º SAHN é uma realização do GRHIN, que desenvolve seus trabalhos na UFPA - Campus Ananindeua, com o apoio do Museu Paraense Emílio Goeldi. Esta edição terá o apoio do Grupo de pesquisa História, Arte, Ciência e Poder, da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT).

O tema deste ano foi escolhido em alusão aos 200 anos da obra Viagem ao Brasil, de Spix e Martius, naturalistas que percorreram o Brasil no século XIX, com o objetivo de fomentar os debates científicos interdisciplinares que envolvem o tema do meio ambiente. As palestras buscarão apresentar discussões interdisciplinares envolvendo o contexto histórico, linguístico, botânico, entre outras áreas do conhecimento, permitindo-nos refletir sobre o século XIX no Brasil, com destaque para a Amazônia e a perspectiva ambiental.

Para Wesley Kettle, professor adjunto da Faculdade de História - UFPA/Ananindeua e coordenador do GRHIN, o evento é importante por ser um exercício interdisciplinar e fomentar discussões em torno do tema meio ambiente. “Envolve não apenas historiadores, mas também botânicos, zoólogos, linguistas e outros profissionais de diferentes instituições do Pará e de outros Estados brasileiros”, declara.

Programação - A programação do evento será composta, no primeiro dia, 5 de dezembro, pela Conferência de abertura “O resgate de nomes populares dos animais do Brasil - de 1511 aos Glossaria de Martius (1860, 1863)”, ministrada pelo professor doutor Nelson Papavero da USP.

Na quarta-feira, dia 6, será realizada a primeira mesa-redonda, “Taxionomias: plantas, paisagens e línguas”, com participação do linguista e professor da UEA Sanderson Oliveira; do biólogo do Museu Paraense Emílio Goeldi professor Ricardo Secco e do historiador e professor da UFPA Francivaldo Nunes. A segunda mesa, “Nuances no olhar dos viajantes: entre prático e o científico”, será com as historiadoras e professoras Sidiana Macêdo, da UFPA, Maria Costa, da UFMT, e Helidacy Corrêa, da UEMA.

No dia de encerramento do seminário, 7 de dezembro, ocorrerá uma visita guiada à herma de Spix e Martius, nos jardins do Museu Goeldi; a terceira mesa-redonda, “Outras conexões para a viagem bávara”, com os historiadores e professores Wesley Kettle, da UFPA, e Pablo Diener, da UFMT; a quarta mesa, “Mundos amazônicos e descrições naturalistas: entre passado e presente”, com participação do historiador e professor da UFPA José Bezerra e do biólogo e professor da UNIR Narcísio Bigio e a Conferência de encerramento, “A propósito de Carl Friedrich von Martius: questões historiográficas para pensar os viajantes”, ministrada pelo professor doutor Nelson Sanjad, do MPEG.

Acesse a programação completa do Seminário Amazônico de História e Natureza no site do evento.

Inscrição – As inscrições devem ser realizadas preenchendo o formulário no site do evento, até o dia 28 de novembro. O pagamento da inscrição deverá ser efetuado no ato do credenciamento.

É indispensável a inscrição pelo site em razão da necessidade de os participantes terem o nome na lista da portaria do Museu Goeldi para que possam entrar. Será emitido certificado a todos os participantes inscritos que atingirem 75% de presença, carga horária de 14 horas.

Para mais informações, acesse o site do evento e a fanpage do GRHIN no Facebook.

Seminário Amazônico de História e Natureza (2º SAHN)
Data: De 5 a 7 de dezembro de 2017
Local: Auditório Alexandre Rodrigues Ferreira, no Parque Zoobotânico do Museu Paraense Emílio Goeldi
Horários: 15h, 9h30 e 8h30