Página inicial > Ultimas Notícias > Núcleo de Estudos e Pesquisa abre inscrições para Curso de Aperfeiçoamento em Relações Étnico-Raciais na Educação Básica

• Publicado: Quarta, 22 de Novembro de 2017, 16h35

GERA

Estão abertas as inscrições para o Curso de Aperfeiçoamento em Relações Étnico-Raciais na Educação Básica, do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Formação de Professores e Relações Étnico-Raciais (Núcleo GERA). Voltado para discentes da Educação básica, o curso visa orientar e capacitar em questões étnico-raciais. Com 50 vagas disponíveis, as inscrições vão até 29 de novembro. Confira o edital aqui.

Inscrições - Para participar, os interessados devem enviar um e-mail para o endereço Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., até o prazo estipulado. O e-mail deve conter a ficha de inscrição preenchida e uma carta de intenção com as intenções e expectativas do candidato. Também deve ter cópia dos seguintes documentos em anexo: Diploma de Graduação ou Declaração de Conclusão de Curso de Graduação reconhecido pelo MEC; Carteira de Identidade e CPF.

Processo Seletivo - A seleção dos aprovados será primeiramente realizada por meio da avaliação de produção da carta de intenção, levando em conta a pertinência das intenções do candidato . Depois, em 1 e 2 de dezembro, serão realizadas entrevistas coletivas, com o propósito de analisar o vocabulário, a objetividade, a articulação de ideias e a segurança do participante. Além disso, a disponibilidade para participar das aulas também será considerada. O resultado final do processo seletivo será divulgado no dia 9 de dezembro, no site do Núcleo GERA.

Aperfeiçoamento em Relações Étnico-Raciais -  Coordenado pela professora Wilma Coelho, o curso começará no dia 19 de janeiro de 2018 e terminará no dia 6 de julho de 2018. Com pesquisadores e estudiosos da temática compondo o corpo docente, as aulas ocorrerão quinzenalmente, às quintas e sextas-feiras, de 18h às 21h30 e de 8h às 18h, respectivamente.

Para qualificar os professores, o curso utiliza a literatura básica relativa à inclusão. Também visa ensinar as linhas gerais da historiografia, principalmente em relação à História da África (Antiga e Contemporânea), História dos Povos Indígenas, à História da Escravidão (no Brasil e na Amazônia) e à Cultura Brasileira. Assim, busca formar um profissional capaz de formular, problematizar e usar estratégias e recursos didáticos na aplicação do tema.

Importância - Além de preparar os docentes, o curso tem é visa mudar a situação atual da Educação no Estado e na área metropolitana de Belém. De acordo com pesquisas do Núcleo GERA, a questão étnico-racial no universo escolar ainda não é muito abordada. Por isso, a UFPA, com o Instituto de Educação Matemática e Científica (IEMCI) e o Núcleo GERA, realizarão o Curso de Aperfeiçoamento em Relações Étnico-Raciais na Educação Básica.

Mais informações no edital.

Texto: Alice Palmeira - Assessoria de Comunicação da UFPA