Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > Programa de Extensão expõe resultados de projeto realizado em comunidades Quilombolas do Marajó
Início do conteúdo da página

Programa de Extensão expõe resultados de projeto realizado em comunidades Quilombolas do Marajó

  • Publicado: Quarta, 22 de Novembro de 2017, 18h30

salvaterra1

Durante a realização  dos XIV Jogos Quilombolas de Valorização do Dia da Consciência Negra, realizados na Comunidade Quilombola de Caldeirão, em Salvaterra, de 16 a 18, o Programa de Extensão "Promoção da Saúde e Prevenção de Doenças em Populações Negras e Mapeamento de Imagens de Populações Quilombolas – Ilha do Marajó, Pará" realizou diversas ações educativas e culturais. O intuito principal da programação foi compartilhar alguns resultados do projeto com as comunidades quilombolas que participaram do programa (Boa Vista, Caldeirão, Deus Ajude, Bacabal, Bairro Alto, Siricari, Pau Furado e Providência).

As ações do programa foram coordenadas pela  professora Adrilayne dos Reis Araújo, do Instituto de Ciências Exatas e Naturais (ICEN), e realizadas com apoio do Edital PROEXT 2016 – MEC/SESu, em parceria com a Pró-Reitoria de Extensão (PROEX), o Grupo de Estudos e Pesquisas Estatísticas e Computacionais (GEPEC) e o Laboratório de Sistema de Informação e Georreferenciamento (LASIG) da UFPA.

salvaterra3O programa também contou com a colaboração de bolsistas de diversos cursos: Nutrição, Estatística, Enfermagem, Geografia, Ciência da Computação, entre outros, proporcionando aos membros participantes o entendimento do tripé “Ensino, Pesquisa e Extensão”, com todos interagindo entre as atividades propostas.

Resultados - Entre os resultados apresentados pelo programa, estavam: as respostas das pesquisas realizadas, que incluíam o perfil nutricional e a identificação dos aspectos sociodemográficos, clínicos, antropométricos, nutricionais e comportamentais, por meio dos relatórios técnicos entregues a cada liderança comunitária; a exposição de fotos tiradas durante as viagens realizadas pelas comunidades e a exposição de mapas com as edificações de diversas comunidades (residência, escola, posto de saúde, igreja, quadra de esporte, pousada, caixa d´agua, bar, clube etc.). Para completar, as fotos expostas foram doadas aos seus respectivos fotografados ou parentes, e os mapas foram entregues às lideranças comunitárias.

salvaterra2Ações realizadas - Durante a programação, foram realizadas diversas atividades lúdicas com as crianças e os adolescentes presentes. A fim de ensinar conceitos básicos de nutrição, roda dos nutrientes e charada das frutas; de estatística, de circuito estatístico; de arte, pintura de desenhos variados. Todas as atividades tiveram recompensas às crianças, com brinquedos, kits de desenho e pipoca.

Para os adultos, o programa de extensão proporcionou um minicurso de "Abordagem em Urgência e Emergência", voltado para os agentes comunitários de saúde (ACS) e os agentes de endemias das comunidades quilombolas e do município de Salvaterra, realizado por acadêmicas de Enfermagem da UFPA.

Por fim, foi realizada uma etapa da pesquisa da discente de pós-graduação Emanuele Lima, nutricionista vinculada ao programa de extensão, que consistiu na coleta de sangue para pesquisa de parâmetros bioquímicos da população das comunidades quilombolas.

Próximo passo - No dia 28 de novembro, terça-feira, no período da manhã, haverá, no auditório de ICEN, a apresentação final das atividades desenvolvidas e dos resultados encontrados pelo programa de extensão a comunidade.

Texto e fotos: Divulgação

registrado em:
Fim do conteúdo da página