Página inicial > Ultimas Notícias > Projeto Ciclo de Quartas promove I Mostra de Jovens Regentes

Projeto Ciclo de Quartas promove I Mostra de Jovens Regentes

• Publicado: Terça, 28 de Novembro de 2017, 17h11

mostra regentes

Na próxima quinta-feira, 30 de novembro, às 18h, será realizada a I Mostra de Jovens Regentes, no Centro de Eventos Benedito Nunes, na UFPA, Campus Guamá. Os alunos que regerão as músicas eruditas, regionais e do repertório da música popular brasileira passaram por uma seleção interna, na disciplina Regência Coral e Banda, do curso de Licenciatura em Música da UFPA, e foram escolhidos pelos colegas para representá-los no evento. A mostra é uma promoção do Projeto Ciclo das Quartas, com apoio da Pró-Reitoria de Extensão (PROEX), e integra a programação artística do V Congresso Estudantil de Música da UFPA (CEMUFPA).

A I Mostra de Jovens Regentes terá como convidados especiais o Coro Universitário da UFPA (CORUNI) e a Banda de Música do Corpo de Bombeiros Militar do Pará. As atrações serão regidas por estudantes que, nessa apresentação, encerraram as atividades da disciplina Regência, do curso de Licenciatura em Música da UFPA, sob a orientação da professora doutora Cristina Owtake. Os estudantes da disciplina Canto Coral, do mesmo curso, também farão uma participação especial no evento.

Banda de Música CBMPA - A Banda do Corpo de Bombeiros do Pará tem um efetivo de 70 instrumentistas, distribuídos em duas bandas de música: uma em Belém e outra em Castanhal. Na I Mostra de Jovens Regentes da UFPA, a Banda vai se apresentar com aproximadamente 40 músicos convidados, que, gentilmente, serviram de laboratório prático para os discentes do curso de Licenciatura em Música, tendo ainda recebido orientações diretas do capitão QOEVN Clerison Lima da Costa e do regente assistente 1º tenente QOEVN Moisés Freitas Gonçalves.

Coruní - É um projeto de extensão com viés artístico musical da Faculdade de Música da Universidade Federal do Pará e tem recebido incentivos da Pró-Reitoria de Extensão desde 2015, ano do seu surgimento. Participam alunos do curso de Licenciatura em Música, de diversos cursos de graduação e de pós-graduação, servidores e membros da comunidade externa da UFPA. O objetivo do projeto é difundir a prática coral, cantando em vários idiomas e estilos musicais, do repertório popular ao clássico, fortalecendo vínculos na comunidade acadêmica.

O Coruní tem um papel importante no curso de Licenciatura em Música. É um espaço laboratorial em que os alunos de Graduação em Música escrevem arranjos para coral; regem e fazem experimentações metodológicas; planejam, organizam o ensaio e a agenda artística; bem como produzem as apresentações perpassando por toda a cadeia de produção musical, cumprindo o preceito da indissociabilidade entre o ensino, a pesquisa e a extensão, viabilizando a relação integradora e transformadora entre a Universidade e a sociedade.

No último dia 18 de novembro, o Coruni participou da 3ª Mostra de Corais de Florianópolis como o único representante do Norte e do Nordeste, levando o público ao delírio, com um repertório integralmente regional, movimento coreografado e dança. Essa performance resultou no convite para apresentar novamente o repertório no segundo dia da Mostra, repetindo o mesmo sucesso.

Ciclo das Quartas - O Projeto Ciclo das Quartas tem mais de 20 anos de existência e tem por objetivo promover encontros acadêmicos e musicais no Ateliê de Artes. Na temporada 2017, o projeto já realizou aproximadamente 30 eventos, sempre às quartas-feiras, às 17 horas: palestras, mesas-redondas, mostras de composições, recitais, conversas com música, mostra de resultados de disciplinas e contou com a presença de estudantes, professores e convidados de outras unidades e subunidades da UFPA, bem como da comunidade externa, incluindo convidados estrangeiros. Pelo Ciclo, nesta temporada, tivemos um público total de mais de 1000 pessoas.

Texto e Arte: Divulgação