Página inicial > Ultimas Notícias > Universidade promove Workshop e Minicursos sobre técnicas analíticas na mineração

• Publicado: Terça, 28 de Novembro de 2017, 19h33

mineração 1

O Programa de Pós-Graduação em Geologia e Geoquímica (PPGG), do Instituto de Geociências da UFPA, por meio de pesquisadores do Laboratório de Caracterização Mineral (LCM), realizará, nos dias 29 e 30 de novembro de 2017, um Workshop de Técnicas Analíticas na Mineração. O evento é patrocinado pela empresa de instrumentação analítica Malvern Panalytical, uma das maiores do mundo no seguimento de equipamentos e softwares para análises de caracterização de materiais.

No primeiro dia, 29/11 (quarta-feira), acontecerá o workshop, com a apresentação de trabalhos sobre diferentes técnicas instrumentais de análises químicas e mineralógicas, especialmente voltadas para o segmento de mineração. No dia 30/11 (quinta-feira), acontecerão dois minicursos, simultaneamente, sobre as técnicas de Espectrometria de Fluorescência de Raios-X (FRX) e Difratometria de Raios-X (DRX), ministrados pelos professores Simone Paz e Rômulo Angélica, respectivamente, ambos do PPGG-IG da UFPA.

O principal objetivo do evento, além da divulgação das técnicas analíticas e dos laboratórios da UFPA envolvidos nessas análises, é fortalecer a parceria empresa-universidade, com ênfase para as empresas do setor minero-metalúrgico da nossa região. É muito importante o fortalecimento dessa parceria, explica a profa. Simone Paz, já que a mineração está entre as principais atividades econômicas do Estado do Pará. É fundamental a troca de experiências, além da possibilidade de projetos de cooperação acadêmico-científica com as empresas, cujos técnicos têm necessidade de treinamentos dessa natureza. Com isso, são comuns a realização de trabalhos acadêmicos, como Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) ou de Iniciação Científica (IC), e até mesmo dissertações e teses com assuntos de interesses comuns.

No final da programação, nos dois dias, haverá uma visita e aula prática, respectivamente, nos laboratórios do LCM (Laboratório de Caracterização Mineral), localizado no prédio principal do Instituto de Geociências da UFPA.

Público-alvo – As atividades são direcionadas às entidades de classe, aos produtores e aos profissionais da área de Mineração que buscam conhecimentos e novidades das técnicas analíticas de FRX, DRX, Analisador on-line (CNA) e Fusão. Mais de oitenta participantes já estão inscritos, sendo cerca de metade proveniente das empresas do setor mineral da nossa região.

Programação – A programação do Workshop de Técnicas Analíticas na Mineração será composta por palestras sobre a temática. Durante a manhã, acontecerão as palestras “Como otimizar o seu processo de mineração ?”, com o dr. Uwe Konig (Malvern Panalytical); “Os princípios da Difração de Raios X (DRX)” e “Métodos de quantificação de minérios por DRX”, com o professor Rômulo Angélica (UFPA); “Análises On-Line”, com Luiz Gomes (Malvern Panalytical); e “Preparação de amostras para análise por FRX”, com a professora Simone Paz (UFPA).

Depois do intervalo para o almoço, serão realizadas as palestras “Fluorescência de Raios X (FRX)”, com a professora Simone Paz; “Técnicas para caracterização de partículas”, com Wagner Vitalis (Altmann); “Automação”, com Luiz Gomes (Malvern Panalytical); e “Novidades em Raios-X” com o Dr. Uwe Konig; além de uma visita aos laboratórios do LCM (Laboratório de Caracterização Mineral), do PPGG-IG.

No dia 30 de novembro, os conteúdos dos minicursos serão divididos em matérias teóricas no período da manhã e em práticas durante a tarde. As aulas de FRX serão ministradas pela professora Simone Paz e as de DRX, pelo professor Rômulo Angélica.

Workshop de Técnicas Analíticas na Mineração e Minicursos de XRF e XRD
Data: 29 e 30 de novembro de 2017
Local: Auditório do Ceamazon (http://www.ceamazon.com.br/), dentro do PCT (Parque de Ciência e Tecnologia da UFPA)
Hora: Início às 9h