Página inicial > Ultimas Notícias > Evento debate a participação do negro na Comunicação

Evento debate a participação do negro na Comunicação

• Publicado: Quarta, 29 de Novembro de 2017, 16h13

seminario

Para discutir os diversos questionamentos sobre a participação do negro no cenário acadêmico e no mercado de trabalho, o Coletivo Enecos Pará (representante da Executiva de Estudantes de Comunicação em Belém) e o Centro Acadêmico de Comunicação Social (Caco) estão promovendo o II Seminário de Consciência Negra e Comunicação. Com o tema “Onde estão os negros na Comunicação?”, o evento aborda de que forma os negros são representados na mídia, na sala de aula e no âmbito profissional. A programação começa hoje (29), às 19h, e segue nesta quinta-feira (30), no Campus Básico da Universidade Federal do Pará.

A primeira edição do Seminário de Consciência Negra e Comunicação foi em 2015 e teve como objetivo discutir o espaço que é ocupado pela população negra no jornalismo, na publicidade e na propaganda. Neste ano, a programação busca debater também esta participação dentro da faculdade. Para a integrante da organização Aline Moraes, o evento é importante para fomentar uma reflexão acerca do tema. “Em uma sala de 60 alunos, a gente não encontra 20 pessoas negras. Nós também não temos professores negros, e esta é uma pauta que não se debate”, relata.

Programação - Neste ano, o seminário conta com mesas-redondas, rodas de conversas e cultural. O primeiro dia de evento terá a mística de abertura “Por que os negros não vieram?”, às 19h, no auditório do ILC. Logo em seguida, terá início a mesa-redonda “Onde estão os negros na comunicação?”. Essa programação contará com a participação do jornalista Rodrigo Souza; da discente de Jornalismo e quilombola Márcia Pinheiro e da conselheira Nacional de Promoção de Igualdade Racial, da Secretaria Especial de Políticas do Ministério dos Direitos Humanos, Byany Sanches.

Já no segundo dia, 30 de novembro, as atividades terão início às 9h, no prédio Mirante do Rio. Às 10h, na sala 214, haverá a mesa “Representação de negras e negros na mídia”, com os jornalistas Carlos Brito, Flávia Ribeiro e Priscila Duque, e o estudante de Comunicação Social, Cristivan Alves. Ás 14h, as rodas de conversas sobre a cultura negra acontecerão nas salas 208, 209 e 2014 e terão foco na Religiosidade Afro e Black Music.

O Espaço Antiproibicionista começará às 16h20, na Capela Universitária. E para encerrar, o seminário terá as apresentações da banda Cobra Venenosa e DJ, a partir das 18h30, no estacionamento do Bloco E.

II Seminário de Consciência Negra e Comunicação.
Data/local: 29 e 30 de novembro
Local: Campus Básico da UFPA
Inscrições: Durante o evento e são gratuitas
Mais informações, acesse aqui.

Texto e Arte: Divulgação.