Página inicial > Ultimas Notícias > UFPA e FAEPA celebram termo para o desenvolvimento de atividades de ensino, capacitação e pesquisa

• Publicado: Sexta, 01 de Dezembro de 2017, 17h48

faepa2

Por ocasião do Encontro Ruralista promovido pela Federação de Agricultura do Pará (Faepa), no dia 29 de novembro, foi assinado o Primeiro Aditivo ao Convênio de Cooperação Técnica e Científica entre a Universidade Federal do Pará (UFPA) e a Faepa, com a interveniência do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). O aditivo visa estabelecer um processo de mútuas cooperações que permitam favorecer o desenvolvimento e o aperfeiçoamento de atividades de ensino, capacitação, pesquisa e desenvolvimento.

O aditivo ao Convênio de Cooperação Técnica e Científica tem como objetivo específico a formação profissional e o uso mútuo das instalações dos campi da UFPA e das unidades operacionais do Senar, com finalidade voltada para assuntos culturais e acadêmicos.

Participaram da assinatura do termo, o vice-reitor da UFPA, reitor em exercício, professor Gilmar Pereira da Silva; o presidente da Faepa, Carlos Fernandes Xavier; o Superintendente Regional, Walter Cardoso; e o assessor especial da Reitoria, professor José do Egypto Soares Filho.

Na ocasião, o professor Gilmar destacou que a UFPA vem, cada vez mais, priorizando a integração entre a Academia e o setor produtivo, destacadamente o segmento agroindustrial e rural, visando a promoção de oportunidades aos discentes, docentes e aos pesquisadores, no fornecimento de serviços tecnológicos. A expectativa é que esses serviços e outros possam ser utilizados por meio da geração de conhecimento amplo, que o próprio Campus de Belém e os outros 11 campi da Universidade, localizados em outros municípios geram.

Para o presidente da Faepa e também para o superintendente do Senar, o Convênio e, especificamente, os respectivos aditivos de ações específicas revestem-se da mais elevada relevância para o fortalecimento e o desenvolvimento das atividades rurais no estado do Pará.

O professor José do Egypto ressaltou que o próprio reitor da UFPA, Emmanuel Tourinho, e os demais dirigentes da Instituição vêm buscando a integração, não apenas com o Setor Produtivo, como também, cada vez mais, com os governos e com a sociedade civil organizada. Os passos já dados e outros que ainda serão efetivados revelam-se importantes para a disseminação de conhecimento e de serviços tecnológicos a serem utilizados por todos os segmentos da sociedade amazônica, em especial do Pará.

Texto e foto: Divulgação