Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > Fernando Haddad ministra na UFPA palestra sobre os desafios da educação pública no Brasil
Início do conteúdo da página

Fernando Haddad ministra na UFPA palestra sobre os desafios da educação pública no Brasil

  • Publicado: Sábado, 02 de Dezembro de 2017, 17h54

01.12.2017 Visita Fernando Haddad Foto Alexandre de Moraes site12

 

O auditório do Centro de Eventos Benedito Nunes recebeu, nesta sexta-feira, 1º, a palestra “Desafios para a Educação Pública no Brasil”, apresentada pelo professor e ex-ministro da Educação Fernando Haddad. O evento gerou debate sobre a atual conjuntura da educação pública brasileira, com ênfase nos desafios enfrentados pelas instituições de ensino público e pelos profissionais da educação.

O evento, que foi organizado pelo recém-criado Núcleo de Estudos Transdisciplinares em Educação Básica (NEB), constituiu sua primeira e destacada realização, em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica (PPEB) da UFPA. Ambos os programas foram formados com auxílio de projetos implantados durante a gestão do ex-ministro.

01.12.2017 Visita Fernando Haddad Foto Alexandre de Moraes site3Além do palestrante, compuseram a mesa do evento o reitor Emmanuel Tourinho; o diretor do NEB, professor Ronaldo Marques; e o vice-coordenador do PPEB, Fabrício Carvalho. Todos parabenizaram a gestão de Haddad e ressaltaram a importância das ações tomadas pelo ex-ministro, visando à universalização e democratização das Universidades Federais.

No evento, o Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica prestou uma homenagem ao professor Fernando Haddad por seu destacado trabalho como ministro da Educação. Uma placa comemorativa foi entregue ao ex-ministro, em agradecimento ao período de expansão da oferta de vagas no ensino superior, com a criação de novas universidades federais e modernização das instituições existentes.

01.12.2017 Visita Fernando Haddad Foto Alexandre de Moraes site2Desafios e soluções - Durante a fala de abertura, o reitor da UFPA, professor Emmanuel Tourinho, ressaltou o momento político instável vivido pelo País, no qual os grandes interesses nacionais estão sendo deixados de lado. “As universidades públicas têm se posicionado com muita firmeza e altivez perante essa situação. Aqui, nós criamos oportunidades, lutamos e enfrentamos grandes desafios. Nós somos uma instituição que muda para melhor a vida de um grande contingente populacional que vive à margem dos bens sociais”, destacou.

Já o professor Fernando Haddad mencionou o papel estratégico desempenhado pela UFPA na dinâmica educacional do País. “Para além da qualidade do serviço, a UFPA trabalha na direção da inclusão. Isso é percebido pelo fato de ter dobrado o número de vagas nas Universidades Federais. Mas o fato de a UFPA ter reservado 50% de vagas para alunos de escola pública muda a qualidade de quem está aqui. Nós estamos em uma Universidade mais diversa, plural, que conhece melhor os problemas, cujas soluções ela tem que produzir”, afirmou o professor.

01.12.2017 Visita Fernando Hadad Foto Alexandre de Moraes site4Além disso, Fernando Haddad ressaltou em sua fala alternativas para o papel do Estado na dinâmica educacional. “O Estado tem o dever de prover a oportunidade de aprendizado. Diversos brasileiros ainda morrem sem saber o talento que têm. A educação é um desempenho relacional. Não é algo que você compra num supermercado. A convivência familiar é que explica o que o indivíduo leva para a escola. O mau desempenho de alguns alunos não significa falta de talento, mas sim falta de escolaridade familiar”, declarou.

Palestrante - Ministro da Educação (2005 a 2012) e prefeito de São Paulo (2013 a 2016), Fernando Haddad é graduado em Direito, mestre em Economia e doutor em Filosofia pela Universidade de São Paulo (USP) e professor do Departamento de Ciência Política da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP. Em 2007, o então ministro da Educação lançou a pedra fundamental do Centro de Eventos Benedito Nunes, construído com recursos do Ministério da Educação. Em 2009, retornou à UFPA para inaugurar a obra e o prédio da Assessoria de Educação a Distância. 

Texto: Caio Maia – Assessoria de Comunicação da UFPA

Fotos: Alexandre de Moraes

registrado em:
Fim do conteúdo da página