Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > IV Jornada de Etnomusicologia inicia nesta terça-feira, 5
Início do conteúdo da página

IV Jornada de Etnomusicologia inicia nesta terça-feira, 5

  • Publicado: Segunda, 04 de Dezembro de 2017, 17h52

IV JORNADA DE ETNOMUSICOLOGIA 2017

Com o tema “Redes Colaborativas de Saberes”, o Laboratório de Etnomusicologia da UFPA (LabEtno) inicia nesta terça-feira, 5 de dezembro, a “IV Jornada de Etnomusicologia”. Composta por mesas-redondas e apresentações de trabalhos de alunos, pesquisadores ou docentes, a jornada visa divulgar e ampliar as pesquisas sobre o tema em contexto regional e oportunizar o da Academia com mestres da tradição oral. O evento, que acontecerá no auditório do Programa de Pós-Graduação em Artes (PPGARTES), localizado na avenida Magalhães Barata, terá início a partir das 17h30.

A proposta para a IV Jornada, que este ano se une em comemoração especial aos 60 anos da UFPA e aos 10 anos do Grupo de Pesquisa Música e Identidade na Amazônia (GPMIA), consiste em uma programação com conferência, mesas-redondas, comunicações orais e apresentações de práticas musicais paraenses. A programação se extende até dia 7 de dezembro.

Programação - A conferência "Laboratórios e Pesquisa em Rede" visa instrumentalizar e aprofundar a proposta da conferencista doutora Francisca Helena Marques (UFRB), com experiência de implementação de laboratórios de Etnomusicologia em rede, ações colaborativas entre o LabEtno e o Laboratório de Etnomusicologia, Antropologia e Audiovisual (LEAA/Recôncavo).

Já a participação proposta de pesquisadores da UFRB, da UFPA e da UFRN na mesa-redonda "Experiências entre Laboratórios e Pesquisa em Etnomusicologia" é promover trocas de experiências na gestão de acervos e de pesquisas em laboratórios de Etnomusicologia, no País e no exterior. Essa troca foi iniciada na III Jornada como mais um passo no processo de organização e difusão científica do material desenvolvido pelo Laboratório de Etnomusicologia da UFPA.

Para completar, a mesa-redonda "Diálogos entre saberes", com a participação de pesquisadores da Região Norte brasileira, pretende estabelecer um diálogo da Etnomusicologia com áreas musicais afins, oportunizando reflexões sobre laboratórios e temáticas, objetos de estudo, acervos musicais, metodologias e procedimentos inerentes à pesquisa em música na região.

Serviço:

IV Jornada de Etnomusicologia

Data: 5 a 7 de dezembro de 2017
Local: Auditório do Programa de Pós-Graduação em Artes da UFPA – Av. Magalhães Barata, 611.
Programação completa aqui.
Mais informações no site do evento.

Texto e arte: Divulgação

registrado em:
Fim do conteúdo da página