Página inicial > Ultimas Notícias > Especialização em Análise de Bacias Sedimentares está com inscrições abertas

Especialização em Análise de Bacias Sedimentares está com inscrições abertas

• Publicado: Quarta, 06 de Dezembro de 2017, 18h04

Instituto de Geociências Foto Alexandre de Moraes 1

O Instituto de Geociências da Universidade Federal do Pará (IG/UFPA), por meio da Coordenação do Programa de Pós-Graduação Lato Sensu (PPLS/IG), está com inscrições abertas, até o dia 14 de dezembro, para o processo seletivo do Curso de Especialização Análise de Bacias Sedimentares: Ênfase em Regiões Equatoriais. O curso de especialização tem como objetivo preparar recursos humanos para uma importante área das Geociências, a da indústria de petróleo e gás.

As concessões de blocos exploratórios, nas Regiões Norte e Nordeste do Brasil, abriram oportunidades para que empresas petrolíferas dirigissem para essas regiões ações de exploração de óleo e gás, as quais podem se tornar vetores de desenvolvimento econômico e social regionais. Diante desta perspectiva,  reconhecida pelas instituições governamentais locais e pela comunidade acadêmica, percebeu-se a necessidade da formação de recursos humanos para assumir posições relevantes neste processo exploratório de hidrocarbonetos e nas ações deles decorrentes.

Público-Alvo – O curso é destinado a profissionais graduados em Geologia, Geofísica, Engenharia, Física, Matemática, Meteorologia, Oceanografia, Estatística ou Química que ocupam ou desejam ocupar funções estratégicas na exploração e produção de petróleo e gás, em instituições públicas ou em empresas privadas.

Inscrições - As inscrições estão abertas até 14 de dezembro de 2017, às 23h59, pelo site do SIGAA. Considerando que existem duas condições distintas de inscrição de candidatos ao processo seletivo, demanda social (36 vagas) e ampla concorrência (84 vagas), estas serão realizadas especificando em qual condição o candidato deseja realizar a seleção.

No total, serão oferecidas 120 vagas, sendo que, conforme a determinação de normas internas da UFPA, 30% (trinta por cento) das vagas do curso, ou seja, trinta e seis (36) vagas serão reservadas para a demanda social e preenchidas conforme o estabelecido no Art. 8º da Resolução CONSEPE/UFPA nº 4.065/2010, atendidas às exigências previstas no anexo do edital.

Texto: Divulgação

Foto: Alexandre de Moraes