Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > XI Semana Acadêmica de Engenharia Civil relembra gerações que marcaram os 60 anos do curso na UFPA
Início do conteúdo da página

XI Semana Acadêmica de Engenharia Civil relembra gerações que marcaram os 60 anos do curso na UFPA

  • Publicado: Quinta, 07 de Dezembro de 2017, 17h53
  • Acessos: 1190

semana_engenharia

Para comemorar o aniversário de 60 anos da UFPA, o Centro Acadêmico de Engenharia Civil (CAEC) e a Faculdade de Engenharia Civil (FEC) irão realizar, entre os dias 11 e 15 de dezembro, a XI Semana Acadêmica de Engenharia Civil (SEC). Através de um ciclo de palestras, minicursos e visitas técnicas, a temática do evento vem resgatar a memória das gerações de Engenheiros Civis egressos da antiga Escola de Engenharia, que posteriormente migrou e fundou a UFPA, além de comemorar os 60 anos do curso na Universidade.

A Semana Acadêmica de Engenharia Civil visa atender a necessidade da troca de conhecimento e experiências entre profissionais da área, docentes e discentes do maior e mais antigo curso do Instituto de Tecnologia da UFPA, por meio de atividades que têm como objetivo fundamental a busca pela expansão e pelo aprofundamento do conhecimento em suas áreas afins.

Segundo o diretor de comunicação do CAEC, Edson Leão, o evento direcionado aos graduandos, mestrandos e doutorandos de Engenharia Civil, engenheiros civis formados, e profissionais afins da área, oportuniza a vinda de palestrantes oriundos de diversas empresas e instituições, promovendo a exposição de novas experiências, renovação de conhecimentos e inter-relacionamento da comunidade acadêmica.

Programação – Ao longo da semana acadêmica, serão realizadas diversas palestras no período da tarde. A mesa de abertura será “60 Anos da engenharia civil UFPA e a saga dos primeiros construtores do Pará”, ministrada pelo Jornalista da Folha de São Paulo e Professor Aposentado da UFPA, Prof. Dr. Oswaldo Coimbra; seguida por “Reforma trabalhista e os impactos na construção civil” e “Experiências no emprego de fundações rasas e profundas na Amazônia”, no dia 12; “Sistemas estruturais de pontes: comportamento idealizado e comportamento real” e “Licenças ambientais necessárias à execução de obras civis”, no dia 13; “Gerenciamento de obras aeroportuárias e manutenção de pistas de pouso e decolagem” e “Como gerenciar obras no século XXI”, no dia 14; e “Análise de estruturas: aliando a análise computacional á análise experimental” e “Provas de carga em fundações”, no último dia de evento.

Serão ministrados minicursos de “Software Eberick”, “Autocad 3D”, “Introdução ao concreto protendido”, “Aspectos jurídicos para a formação de pequenas empresas”, “Projeto e tecnologia” e “Sistemas de impermeabilização”, no horário da manhã; “Autocad 2D”, durante a noite; e Excel “Básico” ou “Intermediário” e “Ensaios práticos de mecânica dos solos”, em horários de manhã ou de noite.

As visitas técnicas serão ao “Prolongamento da João Paulo II - NGTM / Camargo Corrêa”, “Aeroporto Internacional de Belém – Infraero”, “Elevado da Av. Augusto Montenegro com Av. Independência” e “Supermix - Usina de concreto”, todas a partir de 8h da manhã.

Inscrição – Com certificação de 20 horas, as inscrições para a Semana Acadêmica de Engenharia Civil devem ser realizadas via formulário online até o primeiro dia do evento, 11 de dezembro.

Para alunos da UFPA, a inscrição será validada mediante a entrega de 1kg de alimento não-perecível. Para outras instituições e profissionais, o valor será de R$10,00 mais 1kg de alimento não-perecível. O pagamento é feito na sala do CAEC no Laboratório de Engenharia Civil da UFPA ou no ato do credenciamento.

Serviço:

XI Semana Acadêmica de Engenharia Civil

Data: 11 e 15 de dezembro de 2017
Local: Auditório do Instituto de Ciências Jurídicas (ICJ) na UFPA
Hora: Ciclo de Palestras durante a tarde, Visitas Técnicas pela manhã e Minicursos durante a manhã e noite
Para maiores informações e programação completa acesse o site do evento.

Texto: Elizandra Ferreira – Assessoria de Comunicação da UFPA

registrado em:
Fim do conteúdo da página