Página inicial > Ultimas Notícias > UFPA recebe palestras sobre acessibilidade

UFPA recebe palestras sobre acessibilidade

• Publicado: Quinta, 07 de Dezembro de 2017, 17h53

Banner Portal UFPA Palestras Flavia Mayer

Nos dias 13 e 14 de dezembro de 2017, o Núcleo de Inovação e Tecnologias Aplicadas a Ensino e Extensão (NITAE²) e o Programa de Pós-Graduação Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior (PPGCIMES) da Universidade Federal do Pará (UFPA) vão promover duas palestras sobre acessibilidade, ambas às 9h, no auditório de Geofísica da UFPA, em Belém. As palestras serão ministradas pela professora doutora Flávia Mayer, da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas) e da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Com os temas “Audiodescrição: características, legislação e campo de aplicação” e “A construção criativa de conceitos de cor por pessoas com cegueira congênita”, as palestras serão gratuitas e abertas ao público, sendo necessário apenas realizar a pré-inscrição, por meio de formulário on-line, até segunda-feira, 11 de dezembro.

A iniciativa é fruto de uma parceria do NITAE2 e do PPGCIMES com o Grupo SVOA, de Belo Horizonte, que trabalha com pesquisa aplicada e validação de produtos e processos de acessibilidade, especialmente voltados para pessoas com deficiência visual. O grupo integra pesquisadores e profissionais que desenvolvem projetos com ênfase nas áreas de semiótica, linguística cognitiva, tradução audiovisual e audiodescrição. A professora Flávia Mayer é uma das líderes do grupo e realizará uma agenda de trabalho como os pesquisadores do Núcleo e do PPGCIMES.

Programação - As palestras têm como objetivo sensibilizar os participantes quanto à acessibilidade e à prática da audiodescrição. Na palestra “Audiodescrição: características, legislação e campo de aplicação”, no dia 13 de dezembro, serão apresentadas e discutidas definições de audiodescrição, além dos processos e das etapas envolvidos para a sua elaboração. Durante o encontro, também serão abordadas as leis brasileiras que normatizam a sua implementação no País, bem como as possibilidades de atuação profissional e de pesquisa na área.

No dia 14 de dezembro, a palestra “A construção criativa de conceitos de cor por pessoas com cegueira congênita” discutirá como essas pessoas são capazes de produzir sentido e vivenciar experiências (inclusive estéticas) relacionadas às cores. Haverá um debate em torno das capacidades criativas e sensíveis da espécie humana, tema da tese de doutorado da palestrante.

Sobre o NITAE² - O NITAE² é uma nova unidade acadêmica da UFPA, aprovada em reunião do Conselho Universitário (Consun), realizada no dia 20 de outubro de 2017. Tem como antecedente a Assessoria de Educação a Distância (AEDi) e abriga como subunidade acadêmica o PPGCIMES. Tanto o Núcleo quanto o Programa têm como objetivo promover estudos inter-multi-transdisciplinares orientados ao desenvolvimento de soluções inovadoras para o ensino-aprendizagem em diferentes modalidades.

13 de dezembro (quarta-feira)
Palestra - Audiodescrição: características, legislação e campo de aplicação

14 de dezembro (quinta-feira)
Palestra - A construção criativa de conceitos de cor por pessoas com cegueira congênita