Página inicial > Ultimas Notícias > Liga Acadêmica da UFPA funda o 1º comitê da Olimpíada Paraense de Neurociência

Liga Acadêmica da UFPA funda o 1º comitê da Olimpíada Paraense de Neurociência

• Publicado: Terça, 12 de Dezembro de 2017, 14h44

neurociência

Com o objetivo de promover a entrada de estudantes na Olimpíada Brasileira de Neurociência, estimulando o estudo do cérebro no ensino médio, os membros da Liga Acadêmica de Neurociências e Comportamento da UFPA (LANeC) fundaram o 1º comitê para a realização da I Olimpíada Paraense de Neurociência. Dessa forma, a Liga possibilita que estudantes paraenses deem um passo importante para a difusão da Neurociência na região.

Para um estudante participar da Olimpíada Brasileira de Neurociência, é necessário que a sua cidade possua um comitê que organize uma olimpíada local. Até novembro deste ano, diversas cidades brasileiras possuíam um comitê, entretanto o Pará ainda não contava com nenhuma organização, impossibilitando que estudantes paraenses participassem do evento. Em razão dessa carência, o discente da Faculdade de Biomedicina Mateus dos Santos Silva fundou a LANeC, que busca, entre os seus objetivos, iniciar a olimpíada na região.

De acordo com o coordenador da Olimpíada Paraense de Neurociência e presidente da Sociedade Brasileira de Neurociências e Comportamento (SBNeC), professor Anderson Manoel Herculano, a realização da olimpíada possibilita que a discussão sobre neurociência seja levada para o ensino médio, tema ainda restrito à comunidade acadêmica. “Queremos que esses estudantes conheçam novos pesquisadores atuantes na área da neurociência, inspirando produções futuras”, destaca o professor.

Inscrições - Para participar da I Olimpíada Paraense de Neurociência, os interessados devem enviar e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. contendo nome completo, idade, colégio em que estuda e o ano escolar que estará cursando no dia da prova. O curso preparatório para o evento começa no dia 19 de fevereiro e termina no dia 2 de março. A Olimpíada será realizada no dia 17 de março de 2018, no Instituto de Ciências Biológicas da UFPA. Para mais informações, acesse a fanpage da LANeC.

Olimpíada Nacional - A OBN é uma iniciativa do professor Alfred Sholl-Franco, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, e está vinculada à Olimpíada Internacional de Neurociências. O evento busca difundir os estudos sobre o cérebro no País, por meio de Comitês Locais, sempre com o objetivo de estimular o aprendizado de neurociências, assim como de despertar vocações por todo o Brasil.

Texto: Caio Maia – Assessoria de Comunicação da UFPA