Página inicial > Ultimas Notícias > Multicampiartes promove Caravana Cultural e oficinas artísticas em Soure

Multicampiartes promove Caravana Cultural e oficinas artísticas em Soure

• Publicado: Terça, 12 de Dezembro de 2017, 18h00

multicampi soure1

A Pró-Reitoria de Extensão (Proex), por meio da Diretoria de Arte, Cultura, Esporte e Lazer (Dacel), com apoio da Prelazia  do Marajó, realizou, na última semana, a Caravana Cultural do Multicampiartes, no município de Soure, na Ilha do Marajó. O evento promoveu oficinas de música, canto, dança popular, teatro e políticas públicas de cultura durante uma semana. O encerramento da programação aconteceu no Anfiteatro da Praça da Independência, com diversas apresentações culturais, entre elas a dos grupos “Tambores do Pacoval” e “Nós, os peraltas”, e o espetáculo “Os Filhos do Boto”, dos dançarinos da Escola de Teatro e Dança da Universidade Federal do Pará (UFPA).

O encerramento das atividades do Multicampiartes contou com a presença do coordenador do Campus de Soure, professor Anderson Maia; do diretor da Dacel, professor Miguel Santa Brígida; do pró-reitor de Extensão (Proex), professor doutor Nelson Souza; do coordenador artístico cultural da Proex, João de Castro; e do coordenador de infraestrutura, Antônio Candido de Sousa. Participou, ainda, o secretário de Cultura, Márcio Vitelli, que estava representando o prefeito, Guto Gouvêa, visto que a Prefeitura de Soure e a Secretaria de Cultura do Município deram apoio ao evento.

multicampi soure2Segundo o diretor da Dacel, professor Miguel Santa Brígida, o objetivo da Caravana Cultural e do Mulitcampiartes “é a circulação das artes e da cultura por meio da extensão universitária”. Para isso, é importante que, como preparação para o evento, sejam realizadas visitas para conhecer a realidade de cada local. “A gente costuma fazer visitas nos municípios que vão receber o evento para dialogar com os grupos folclóricos e as outras entidades ligadas à arte e à cultura, para verificar quais as oficinas que são realmente importantes para a cidade”, explicou o diretor.

Oficinas - Durante uma semana, cerca de 70 pessoas, subdividas em grupo, tiveram a oportunidade de aprender sobre técnicas de canto, de atuação, de dança popular, de instrumentos musicais e de como utilizar políticas públicas de fomento à cultura no município de Soure.

Para a estudante Adria Neves de apenas quinze anos, que participou da oficina de dança, a caravana Cultural foi um momento muito importante para adiquirir conhecimento. “Foi um aprendizado intenso, tive a oportunidade de conhecer vários detalhes interessantes. Vou levar comigo o aprendizado para compartilhar com o grupo de dança folclórica, do qual faço parte”.

multicampi soure4As oficinas de canto; teatro, música e dança popular foram ministradas, respectivamente, pelos professores Sandro Santarém, Mailson Soares, Walter Brito e Éder Mendes. A oficina de Políticas Públicas de Cultura foi ministrada por Vânia Nogueira e Delson Luís Cruz.

Para Vânia Helena Nogueira, técnico- administrativa da UFPA, que realizou a oficina de Políticas Públicas de Cultura, é importante “discutir formas de elaboração do sistema municipal de cultura nos municípios da região do Marajó. Esse sistema pode trazer inúmeros benefícios para Soure e para outras cidades da região”.

Já Sandro Santarém, professor de Música, acredita que as oficinas têm o poder de modificar os alunos, possibilitar o autoconhecimento e até despertar uma autoestima antes desconhecida. “Algumas pessoas chegaram aqui desanimadas e tímidas e, aos poucos, eu fui trabalhando com eles a questão da mente e do corpo. Eles aprenderam a lidar com a questão técnica da voz, mas também se sentiram mais valorizados como cantores e como pessoas, e isso melhorou muito a autoestima deles”, finalizou o professor de Música.

Texto e Fotos: Giovane Silva – Assessoria de Comunicação do Campus UFPA - Soure