Página inicial > Ultimas Notícias > Hospital Universitário João de Barros Barreto desenvolve projeto de capacitação para fortalecer a segurança do paciente

• Publicado: Quarta, 13 de Dezembro de 2017, 14h36

Barros Barreto 746x423
O Núcleo de Segurança do Paciente do Hospital João de Barros Barreto (HUJBB), vinculado ao Complexo Hospitalar da UFPA/ Ebserh, encerrou na terça-feira, 12, no Centro de Estudos, a primeira série de oficinas do Projeto do Plano de Capacitação em Segurança do Paciente, destinado aos funcionários e aos estudantes que atuam na instituição, com a discussão sobre “”Implantação do Protocolo de Segurança do Paciente”. Os primeiros temas abordados foram: “Aprendendo com os erros” e “Round de morbidade e mortalidade”.

Segundo o chefe do Serviço de Vigilância e Segurança do Paciente e coordenador do Núcleo de Segurança do Paciente, o infectologista Lourival Rodrigues Marsola, “a capacitação faz parte do Plano de Segurança do Paciente para investir na qualificação de nossos profissionais. Para isso, trabalhamos com diversos níveis de formação, desde a graduação até a pós-graduação”. Ele garantiu que os colaboradores continuarão sendo capacitados, com atividades previstas sempre às terças-feiras.

capacitação barros1Marsola explicou que o Plano de Capacitação dispõe de metas revistas a cada dois anos e investirá na cultura de segurança organizacional. Na opinião dele, a instituição, que trabalha de forma madura a segurança do paciente, torna-se mais segura e, consequentemente, reduzirá o dano ao usuário, o objetivo maior do projeto.

O infectologista comentou que o HUJBB já vinha trabalhando a capacitação dos profissionais, mas, com a criação do plano atual, passou a ser mais estruturado, “com prazos e metas, e envolverá todos os níveis da atenção”. Temas relacionados aos protocolos de segurança têm provocado bastante discussões. Entretanto também têm sido pautadas temáticas pertinentes, como: erros, quando ocorre, e evoluções desfavoráveis, com o objetivo de aprender com os erros. Com isso, enfatiza o médico, espera-se “melhorar a cultura de segurança no hospital, minimizando o risco ao usuário”.

Apoio - Quem demonstrou total apoio à iniciativa foi o superintendente do Complexo Hospitalar, o médico e sociólogo Paulo Roberto Amorim. Ele participou do evento para deixar claro aos colaboradores do Barros Barreto que a capacitação faz parte do projeto de gestão do hospital.

capacitação barros2“Fiz questão de estar nesta oficina porque, além do entusiasmo do Marsola, tem o fato de ainda estarmos em um processo de mudança muito intenso, que mexe com atitudes arraigadas. Quem está na assistência tem que se sentir apoiado nessa mudança, por ser um movimento de todo o hospital e é assim que vai ser para garantirmos a segurança do nosso paciente”, enfatizou o gestor.

Entre os alunos participantes, esteve a residente em Nutrição Maria de Nazaré Carneiro. Ela se fez presente em duas oficinas: “Round de morbidade e mortalidade” e “”Implantação do Protocolo de Segurança do Paciente” e comentou que, por ser de Nutrição, a capacitação se torna importante, embora levante debates específicos de outras áreas, por conta do conhecimento que é repassado da rotina hospitalar.

Assídua na ação, a farmacêutica Cristina Maria da Costa demonstrou empolgação com as temáticas abordadas, porque, para ela, “independente de atuar no CTI ou em outras áreas, em que há seções específicas dos casos, o interessante é conhecer como funciona no hospital e participar dessa disseminação de conhecimento do Núcleo de Segurança do Paciente, que possui várias ações, algumas com o farmacêutico diretamente envolvido para garantir essa segurança”.

Texto e fotos internas: Edna Nunes – Ascom Complexo Hospitalar da UFPA/ Ebserh.

Foto Principal: Alexandre de Moraes