Página inicial > Ultimas Notícias > Progep começa a enviar relatório de Mapeamento de Competências para todos os gestores da UFPA

• Publicado: Quarta, 13 de Dezembro de 2017, 18h03

mapec

Para auxiliar os gestores na tomada de decisão referente à capacitação, a Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoal (Progep) enviará, de 13 de dezembro de 2017 a 18 de fevereiro de 2018, o relatório do Mapeamento de Competência (MAPEC), contendo as lacunas de competências dos servidores de cada unidade.

No e-mail que será enviado ao endereço eletrônico de cada gestor constante na página de sua respectiva unidade e secretário executivo, quando houver, constarão os seguintes arquivos: Memorando Circular 013/2017; Anexo I - Contextualização e orientação de utilização dos resultados e o Anexo II - Resultado da Unidade.

“De posse dos resultados, se esperam o empenho e o comprometimento dos gestores em considerar os apontamentos fornecidos para providenciar o planejamento adequado das ações de capacitação, que repercutam na redução das lacunas e na obtenção das competências requeridas aos servidores para o alcance dos objetivos estratégicos da Universidade”, declara Rosana Chagas, presidente da Comissão do Mapec.

O relatório que está sendo fornecido é resultado do 3º Ciclo do Mapec, iniciado em 2015 e concluído em 2017, cumprido em duas etapas: a primeira consistiu na realização de oficinas com os representantes das Unidades para a validação das competências transversais e descrição das competências específicas, no período de 29/09/2015 a 06/10/2016; a segunda, por sua vez, compreendeu o mapeamento individual dos servidores técnico-administrativos e docentes que ocupam cargos gerenciais, obtido no período de 15/03/2017 a 12/04/2017. Em resumo, a análise dos resultados partiu da avaliação dos dados fornecidos nas duas etapas.

Mapec - O Mapeamento de Competências é um trabalho iniciado na Universidade, em 2011, pela Progep em parceria com o Laboratório de Gestão do Comportamento Organizacional (GESTCOM), no intuito de implantar na UFPA a gestão por competências, recomendada pelo governo federal, por meio do Decreto nº 5.707/2006, que institui a Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoal (PNDP) no serviço público federal, aumentando a qualidade, a eficiência e a eficácia dos serviços prestados pela UFPA. Informações mais detalhadas podem ser obtidas aqui.

“Com a socialização do resultado deste trabalho, a Progep visa oferecer aos gestores das unidades acadêmicas e administrativas subsídios que favoreçam o desenvolvimento de ações que valorizem a melhoria do desempenho dos servidores e o alcance dos objetivos estratégicos da UFPA”, explica a diretora de Desempenho e Desenvolvimento, Cleide Raiol.

Texto e foto: Assessoria de Comunicação Progep