Página inicial > Ultimas Notícias > Proex divulga resultado do Prêmio Arte Cultura 2017

Proex divulga resultado do Prêmio Arte Cultura 2017

• Publicado: Quinta, 14 de Dezembro de 2017, 14h52

ARTE RESULTADO FINAL VI PRÊMIO PROEX
Vinte e três projetos de extensão são os contemplados da 6ª edição do Prêmio Arte e Cultura, promovido pela Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal do Pará (Proex/UFPA). O resultado do edital foi divulgado nesta quinta-feira, dia 14 de dezembro, pela Diretoria de Arte, Cultura, Esporte e Lazer (DACEL) e está disponível aqui.

Entre as novidades do concurso deste ano, destaca-se a inserção da categoria Cultura Popular, a qual obteve 17 projetos inscritos, sendo três deles premiados. “Fizemos uma cartografia dos concorrentes no ano passado e, como faz parte das políticas dessa nova direção, estamos antenados com a questão da produção da cultura popular no Brasil, na Amazônia e em Belém. São ações que nós estamos desdobrando no Programa MulticampiArte, nas parcerias com os grupos tradicionais e folclóricos, nas ações de diálogo com as comunidades, e isso resultou na inserção dessa nova categoria, que foi muito bem recebida”, afirmou o diretor da Dacel, Miguel Santa Brígida.

A 6ª edição do prêmio também alcançou um número recorde de inscrições. Foram 177 projetos, distribuídos em sete categorias: Teatro, Dança, Música, Artes Visuais, Audiovisual, Cultura Popular e Memória e Patrimônio. Nesta última modalidade, ao contrário das demais, que tiveram três trabalhos premiados, foram cinco os projetos escolhidos, em virtude do alcance da nota máxima em todos os critérios de avaliação. “Tivemos um incentivo maior de recursos este ano e cada projeto receberá o valor de R$10 mil. Evidentemente, isso agregou maior concorrência, mas a demanda de qualidade dos projetos também foi bastante expressiva”, disse Miguel Santa Brígida.

De acordo com o pró-reitor de Extensão, professor Nelson José de Souza Junior, o número de proposições quase duplicou em relação ao edital do ano passado. Outro ponto relevante foi a qualidade das propostas de projetos apresentadas. “Isso é extremamente relevante para nós, porque mostra que o edital já consegue penetrar nos diversos cursos que lidam mais ou menos diretamente com as temáticas apontadas e absorvidas pelo próprio edital. Além disso, a qualidade de muitas das propostas faz com que os critérios para os projetos contemplados sejam extremamente rigorosos e já apontam para a consolidação das nossas ações na Universidade. Por fim, é importante ressaltar que, até onde sabemos, este é o único edital da UFPA que permite e estimula que os nossos discentes, de diferentes cursos, sejam protagonistas e não apenas participantes”, pontuou.

Texto: Ericka Pinto – Assessoria de Comunicação da UFPA
Imagem: Arte/Divulgação