Página inicial > Ultimas Notícias > Estudantes do Campus Soure realizam atividade de educação ambiental em comunidade local

• Publicado: Quinta, 14 de Dezembro de 2017, 17h32

pintura soure

Estudantes da turma de Biologia 2014 realizaram, na última terça-feira, 12, atividades de Educação Ambiental e Científica Cultural. O evento ocorreu na sede da Associação dos Moradores do Bairro do Pacoval (Ampac) e contou com a participação de crianças, jovens e artesãos da comunidade. Os universitários foram subdivididos em equipes, que abordaram temas como: formas de reaproveitamento de lixo, artesanato com material reciclado, instrumentos musicais e teatro de fantoches feitos de garrafas PET, de latas de refrigerante, de CDs e de papelão.

O trabalho realizado na Ampac é uma iniciativa da professora Gyanne Lima, como conclusão da disciplina de Educação Ambiental. De acordo com Gyanne, "o objetivo do trabalho é fazer com que os estudantes saibam utilizar os recursos naturais de forma sustentável, bem como fazer com que todos sejam multiplicadores dessa consciência ambiental, que é muito importante para a região do Marajó”.

fantoches soureUm grupo de estudantes mostrou que sementes de açaí, urucu e até mesmo as pedras encontradas nas praias da região podem servir de ferramenta para a prática da pintura em papel, outra equipe apresentou uma dinâmica, por meio do carimbó, pela qual ensinaram para as crianças a maneira correta de separar o lixo de acordo com as cores das lixeiras.

Para a estudante Bruna Pereira, o momento foi de aprendizado para a sua futura carreira. "A questão da consciência sobre o que devemos fazer com o lixo e a importância de preservar o meio ambiente são assuntos que devemos trabalhar constantemente com as crianças em todas as escolas de Soure. E a didática desses assuntos trabalhados nessa atividade, eu vou levar para a minha vida profissional", afirmou a estudante.

Texto e fotos: Giovane Silva – Assessoria de Comunicação Campus UFPA Soure