Página inicial > Ultimas Notícias > Cônsul principal do Japão em Belém realiza visita de cooperação internacional à UFPA

• Publicado: Segunda, 25 de Dezembro de 2017, 08h07

22.12.2017 Visita do Embaixador do Japão Foto Alexandre de Moraes 4 1

O reitor da Universidade Federal do Pará, Emmanuel Tourinho, recebeu no último dia 22, a visita do cônsul principal do Japão em Belém, Keiji Hamada, acompanhado do seu assessor Flávio Todaka. O encontro teve como objetivo o fortalecimento dos laços existentes entre a UFPA e o Consulado, visando novos projetos de cooperação entre as duas instituições.

22.12.2017 Visita do Embaixador do Japão Foto Alexandre de Moraes 6O reitor fez uma apresentação geral da UFPA ao visitante, enfatizando a trajetória de crescimento da Instituição como contexto que favorece a cooperação internacional, dada a boa visibilidade da Universidade tanto na região, como no País e no exterior. Expôs o interesse pela cooperação com universidades estrangeiras, em particular japonesas, em virtude de propiciar aos alunos, desde a graduação, a oportunidade de conhecerem a diversidade cultural e, por conseguinte, o alargamento de sua visão de mundo, o que levará à integração da ciência ao cenário internacional.

A mobilidade de alunos é contemplada num dos projetos já existentes e envolve a UFPA e instituições japonesas, assim como o intercâmbio entre pesquisadores dos dois países. Porém, esses projetos ainda são desenvolvidos de forma pontual. O reitor, entretanto, considerou que a Universidade trabalha com a possibilidade de ampliar a cooperação.

22122017 Visita do Embaixador do Japo Foto Alexandre de Moraes 10“O que nós queremos é incrementar essa relação, fazendo com que exista uma maior cooperação científica entre as duas instituições. Além disso, estamos pensando em algumas atividades de promoção da cultura do Japão no espaço da UFPA, assim como outras iniciativas que possibilitem um enriquecimento cultural do nosso ambiente”, destacou.

Segundo o cônsul japonês, é imprescindível para ambas as partes que as boas relações sejam mantidas e tenham expansão. “Eu sou recém-chegado em Belém e, desde o início, percebi o quanto a UFPA é importante para o povo paraense. Nós já temos uma boa relação com a Universidade e queremos ampliar isso, com bolsas para alunos brasileiros estudarem no Japão, assim como outros acordos de cooperação internacional”, declarou.

Texto: Caio Maia – Assessoria de Comunicação da UFPA
 Fotos: Alexandre de Moraes