Página inicial > Ultimas Notícias > Estudantes participam do Show do Milhão Química

Estudantes participam do Show do Milhão Química

• Publicado: Sexta, 29 de Dezembro de 2017, 09h47

21 12 2017 igeo competicao de quimica Foto Alexandre Yuri 02

Entre o fim dos anos 90 e início dos anos 2000, o programa Show do Milhão, em sua primeira versão, era um caso de sucesso na televisão brasileira. Inspirado na atração, e com o intuito de ensinar conceitos básicos de Química por meio de uma atividade lúdica, estudantes da disciplina de Química Básica participaram, na última semana, do Show do Milhão Química, no Auditório do Instituto de Geociências.

21 12 2017 igeo competicao de quimica Foto Alexandre Yuri 01Evento – Idealizado pelo mestrando em Química Johan Santiago, em 2012, esta é a segunda edição do jogo. “É uma metodologia de ensino que pode ser dita como ativa, pois nela os diversos atores envolvidos no processo de ensino-aprendizagem (professores e alunos) contribuem para execução da atividade. Contribuem em todas as fases inerentes ao desenvolvimento da atividade”, explica a professora Consuelo Yumiko, uma das organizadoras do evento.

Disputa – Consuelo explica que a turma foi dividida em trios que responderam entre 17 a 19 questões, por módulo. Esses módulos agruparam questões de níveis de dificuldade crescentes, à medida em que se aproxima da obtenção de um milhão. Segundo a professora, cerca de 35 alunos participaram da competição.

Para ela, a programação ajuda a “promover a aprendizagem da Química Básica por meio de uma metodologia ativa que leve paralelamente ao conhecimento dos tópicos de Química e a diversão. Permite uma avaliação quantitativa e qualitativa da turma”.

21 12 2017 igeo competicao de quimica Foto Alexandre Yuri 04Experiência – O estudante Cristhian Kallahan, membro do trio vencedor, conta que o experimento foi enriquecedor, pois saiu normalidade do dia a dia em sala de aula. E, por vezes, não reflete a verdade sobre o conhecimento do aluno. “O lado que eu mais achei interessante foi o de fazer em trio, isso estimulou o debate entre os alunos, unindo seus conhecimentos e fortalecendo de certa forma o vínculo entre nós”, complementa Cristhian.

Texto: Andre Gomes – Assessoria de Comunicação da UFPA
Fotos Alexandre Yuri