Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > Programa de Pós-Graduação em Filosofia recebe inscrições para processo seletivo de mestrado
Início do conteúdo da página

Programa de Pós-Graduação em Filosofia recebe inscrições para processo seletivo de mestrado

  • Publicado: Sexta, 05 de Janeiro de 2018, 15h34
  • Acessos: 1267

Filosofia3

O Programa de Pós-Graduação em Filosofia (PPGFIL) da UFPA está com inscrições abertas, até o dia 12 de janeiro, ao processo seletivo para a turma de 2018 do Curso de Mestrado Acadêmico em Filosofia, com ingresso no primeiro período letivo do ano, conforme o edital.

A seleção será realizada em três etapas: Análise do Pré-Projeto de Dissertação e Entrevista, com caráter eliminatório e classificatório; Prova Escrita, de caráter eliminatório; e Exame de Proficiência em Língua Estrangeira (inglês e francês), via PROFILE, TOEFL ou DELF da Aliança Francesa, de caráter classificatório.

Os candidatos serão classificados por Linha de Pesquisa, dentro do limite de vagas previstas em cada linha. Para atender às exigências do edital, o candidato deve demonstrar a afinidade de seu Pré-Projeto com as pesquisas desenvolvidas no Programa de Pós-Graduação em Filosofia.

Será avaliada a formação-base, a trajetória acadêmica e/ou profissional e a viabilidade da pesquisa proposta do candidato, que será aprovado ao obter nota mínima igual a 7, equivalente ao conceito Bom.

O resultado, de cada uma das fases, será divulgado na homepage do Programa:. Admite-se recurso aos resultados.

Vagas - Serão ofertadas até 32 vagas, vinculadas à oferta dos orientadores, por linha de pesquisa, sendo 16 vagas para Estética, Ética e Filosofia Política e 16 vagas para Teoria do Conhecimento, Epistemologia e Filosofia da Linguagem. Será desconsiderado o Pré-Projeto que não atenda à proposta de cada linha de pesquisa do Programa e/ou sem consonância com a atuação dos docentes da linha de pesquisa pretendida.

Das vagas ofertadas serão reservadas: 1 vaga para candidato do PAEC (Programa de Alianças para a Educação e a Capacitação); 2 vagas a servidores docentes e técnico-administrativos da UFPA por meio do PADT; e 6 vagas a candidatos de cor preta, indígena e/ou com deficiência.

Linhas de pesquisa – Na linha de pesquisa Estética, Ética e Filosofia Política, em períodos distintos da História da Filosofia, estão disponíveis 3 vagas, com o professor doutor Ernani Pinheiro Chaves; 2 com o professor doutor Henry Martin Burnett Júnior; 2 com o professor doutor Ivan Risafi de Pontes; 2 com o professor doutor Jonathan Molinari; 3 com a professora doutors Jovelina Maria Ramos de Souza; 1 com o professor doutor Luís Eduardo Ramos de Souza; 2 com o professor doutor Pedro Paulo da Costa Corôa; e 1 vaga com o professor doutor Roberto de Almeida Pereira de Barros.

A outra linha de pesquisa, Teoria do Conhecimento, Epistemologia e Filosofia da Linguagem, desde a Antiguidade até a Contemporaneidade, dispõe de 2 vagas com o professor doutor Agostinho de Freitas Meirelles; 2 com o professor doutor Celso de Oliveira Vieira; 3 com a professora doutora Elizabeth de Assis Dias; 1 com o professor doutor Luca Jean Pitteloud; 2 com o professor doutor Luís Eduardo Ramos de Souza; 2 com o professor doutor Nelson José de Souza Júnior; 1 com o professor doutor Pedro Paulo da Costa Corôa; e 2 com o professor doutor Roberto de Almeida Pereira de Barros.

Inscrições - Poderão se inscrever no Processo Seletivo do curso, graduados ou concluintes em Filosofia ou áreas afins, provenientes de cursos superiores reconhecidos pelo MEC.

As inscrições são realizadas com o preenchimento e envio eletrônico do Formulário de Inscrição. A divulgação do deferimento das inscrições ocorrerá no dia 17 de janeiro.

Texto: Elizandra Ferreira  – Assessoria de Comunicação da UFPA
Arte: Reprodução / Google

registrado em:
Fim do conteúdo da página