Página inicial > Ultimas Notícias > PPG em Gestão de Recursos Naturais e Desenvolvimento Local na Amazônia é um dos melhores mestrados profissionais do Brasil

• Publicado: Segunda, 08 de Janeiro de 2018, 15h00

PPGEDAM

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) divulgou recentemente o resultado final da avaliação dos programas de pós-graduação do Brasil.  A avaliação é um exame periódico de qualidade acadêmica de todos os programas de pós-graduação stricto sensu (mestrados e doutorados) em funcionamento no país. 49 programas receberam nota 5, entre eles o Programa de Pós-Graduação em Gestão de Recursos Naturais e Desenvolvimento Local da Amazônia do Núcleo de Meio Ambiente da Universidade Federal do Pará (PPGEDAM/NUMA/UFPA). Com isso, esse curso se torna o único mestrado profissional interdisciplinar da UFPA e da região Norte com a nota máxima.

Criado em 2007, o PPGEDAM possui caráter interdisciplinar e privilegia uma formação para a gestão e a aplicação de conhecimentos adquiridos, contribuindo para uma melhor tomada de decisão na prática profissional. A ênfase é, portanto, atribuída à prática, capacitando o profissional, externo à academia, para localizar, reconhecer, identificar e, sobretudo, incorporar as pesquisas desenvolvidas no meio acadêmico no exercício da profissão.

Segundo a Capes, o mestrado profissional é uma modalidade de Pós-Graduação stricto sensu voltada para a capacitação de profissionais, nas diversas áreas do conhecimento, mediante o estudo de técnicas, processos, ou temáticas que atendam a alguma demanda do mercado de trabalho. Confere os mesmos direitos de um mestrado acadêmico para efeitos de Carreira acadêmica em universidades federais e faculdades particulares (Parecer CNE/CES 0079/2002).

Acesse aqui a reportagem veiculada na Revista Época Negócios sobre a lista da Capes, com a avaliação dos programas de mestrado profissional no Brasil.

Texto e foto: Divulgação