Página inicial > Ultimas Notícias > Empresários paraenses compartilham experiências e falam sobre os desafios do mercado regional

• Publicado: Quarta, 10 de Janeiro de 2018, 15h47

PalestrasMercadoRegional

Organizado pelos alunos do segundo período vespertino do curso de Administração da UFPA, o ciclo de palestras “O mercado regional e seus desafios” ocorrerá no dia 19 de janeiro, às 14h, no Auditório do Centro de Ciências Jurídicas/UFPA. Sob a orientação da professora Sandra Maria da Silva Ferreira, o evento conta com a palestra de empresários paraenses. Para participar basta se cadastrar no site do evento, que oferece carga horária de seis horas.

Palestrantes - Os empresários presentes são Nazareno Alves, sócio-proprietário do restaurante Point do Açaí; Dona Nena, proprietária do Chocolates Filha do Combu; Prazeres Quaresma, dona do Saldosa Maloca; e Mário Carvalho, professor da UFPA e proprietário da Ornatos Embalagens. Além de contar as experiências dos palestrantes no mercado regional paraense, o evento também apresentará uma feira de produtos regionais, comercializados por microempreendedores e produtores locais.

Programação - A partir das 14h, ocorrerá o credenciamento, seguido da cerimônia de abertura, às 15h. Depois, às 15h30, ocorrerá a mesa-redonda “Economia Criativa: Experiências Regionais da Ilha do Cumbú”, com os empresários Mario Carvalho, Dona Nena e Prazeres Quaresma. A seguir, o palestrante Nazareno Alves ministra a palestra “Desafios e oportunidades do Mercado regional: Uma história de sucesso”. Por último, às 17h30, ocorre o encerramento do evento, junto de sorteios.

Mercado e Sociobiodiversidade - Segundo o graduando Ronivaldo Santos, um dos alunos organizadores do evento, a cultura e a natureza de Belém influenciam no mercado regional. Por isso, é importante discutir e entender os desafios e vantagens de empreender na cidade. “A cidade de Belém do Pará possui uma sociobiodiversidade singular, de cenários naturais exuberantes. Desponta nos contextos nacional e internacional como peça importante no mosaico de territórios nos quais iniciativas de investimentos encontram ambientes favoráveis para a conversão ecologicamente sustentável de investimentos em riquezas socioeconômicas. Nessa perspectiva, surgem ideias criativas de empreendedorismo que transpõem os desafios do mercado e contribuem para o desenvolvimento da economia local por meio da utilização de matérias-primas regionais”, explica o discente.

Trocas de experiências e Aprendizado - Com a experiência de empreendedores regionais bem sucedidos, o ciclo objetiva ensinar alunos interessados em empreendedorism e alcançar empresários de vários segmentos e profissionais de administração, economia, turismo e contabilidade. Além disso, por fazer parte da experiência universitária dos alunos de Administração, Ronivaldo também aponta alguns dos objetivos: “Agregar conhecimento aos participantes e aos alunos que organizarão o evento e promover os discentes da turma organizadora do evento.”

Texto: Alice Palmeira - Assessoria de Comunicação da UFPA