Página inicial > Ultimas Notícias > Campus Tocantins/Cametá ganha espaço próprio para funcionamento em Limoeiro do Ajuru

• Publicado: Quinta, 11 de Janeiro de 2018, 16h52

Campus Tocantins Cametá

O Polo Universitário de Limoeiro do Ajuru do Campus Universitário do Tocantins/Cametá da Universidade Federal do Pará acaba de receber da Prefeitura Municipal estrutura exclusiva para a realização das atividades acadêmicas. Nesta quarta-feira, 10 de janeiro, o prefeito de Limoeiro do Ajuru, Carlos Silva, fez a entrega solene do novo espaço para funcionamento do Polo Universitário no munícipio, onde vão funcionar sete turmas, três pelo Parfor (Letras e Pedagogia) e outras quatro ligadas aos cursos de Geografia, Matemática, Letras e Educação do Campo. Em Julho, iniciam-se as aulas de uma nova turma de Pedagogia. O Núcleo Universitário do Tocantins/Cametá fica na Travessa João Bamba, em Limoeiro do Ajuru, região paraense do Baixo Tocantins.

Estiveram presentes o prefeito de Limoeiro, Carlos Ernesto Nunes da Silva; o vereador Jesaias Pinheiro; o diretor do Campus Universitário do Tocantins/Cametá, professor Doriedson do Socorro Rodrigues; a coordenadora do Polo da UFPA em Limoeiro,  Raimunda Moraes Silva Gonzaga; professores do Campus do Tocantins/Cametá e discentes do Polo Limoeiro-UFPA.

De acordo com a coordenadora do novo núcleo, Raimunda Moraes Silva, ter um espaço exclusivo para o funcionamento das atividades do ensino desse Polo é muito importante. “É de grande felicidade ter um local exclusivo onde os discentes, professores e outros usuários podem usufruir dele como o seu espaço.”

A coordenadora do Polo destacou, ainda, a qualidade da infraestrutura do novo núcleo, que possui mais de outo salas climatizadas, com cadeiras, mesas, datashows e banheiros. “Um local apropriado para o funcionamento das atividades dos professores, discentes e demais usuários do Polo”, destaca Raimunda Moraes.

O professor Doriedson Rodrigues enfatizou os avanços do Campus Universitário do Tocantins/Cametá, por meio dos seus Polos Universitários localizados em diversos municípios da região tocantina. Ele também falou da esperança que tem a respeito da interiorização do ensino superior nesta região do Pará.  “Esperamos que este nossos outros Polos constituam bases de projetos para realizar amplas pesquisas sobre a realidade amazônica. A importância deste espaço não é para ser usado apenas como sala de aula, mas também um local de debate de ideias políticas.”

Na oportunidade, o prefeito Carlos Ernesto deu ênfase na questão de poder, por meio da gestão, contribuir para o desenvolvimento do ensino superior público em Limoeiro do Ajuru. “Mesmo dentro de uma crise econômica é possível contribuir e, neste feito de hoje, a cessão de usos do Polo da UFPA, a gente possibilita a formação de futuros professores, professores doutores, que mais tarde venham colaborar para o desenvolvimento da sociedade limoeirense.”

O estudante Rosivaldo Vasconcelos, do Curso de Letras-Português/2017, também fez uma declaração a respeito da conquista do espaço do Núcleo da UFPA em Limoeiro do Ajuru. “Essa conquista é de todos e tenho certeza de que esta conquista fará com que tenhamos um melhor rendimento em nossos cursos. Estou muito feliz!”

Texto e foto: Divulgação / Campus Tocantins-Cametá