Página inicial > Ultimas Notícias > Propesp recebe inscrições para o 15º Prêmio Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica aos bolsistas do CNPq

• Publicado: Quinta, 11 de Janeiro de 2018, 16h51

prêmio inciação científica

Com o objetivo de premiar os bolsistas que se destacaram durante o ano de 2017, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) irá realizar, em julho de 2018, o 15º Prêmio Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica. Diante disso, a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesp) da UFPA, está recebendo inscrições, até o dia 15 janeiro, de bolsistas do CNPq que desejam concorrer às categorias da premiação.

O Prêmio Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica tem por objetivo premiar os bolsistas de Iniciação Científica e Tecnológica do CNPq e as instituições participantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) que contribuíram de forma relevante para o alcance dos objetivos do programa.

Podem concorrer ao prêmio bolsistas vinculados aos subprogramas PIBIC CNPq, PIBIC CNPq-Af, PIBITI, cotas ao pesquisador IC ou ITI (bolsas balcão) e PIBIC-EM que se destacaram durante o ano, sob os aspectos de relevância e qualidade do seu relatório final, referente ao período de agosto de 2016 a julho de 2017.

Destinado às três grandes áreas do conhecimento, Ciências Exatas, da Terra e Engenharias, Ciências da Vida e Ciências Humanas e Sociais, Letras e Artes, o prêmio é atribuído em três categorias: Bolsista de Iniciação Científica; Bolsista de Iniciação Tecnológica; e Mérito Institucional.

Categorias - Na categoria Bolsista de Iniciação Científica concorrerão bolsistas do CNPq participantes do PIBIC - Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica; do PIBIC-Af - Programa institucional de Iniciação Científica nas Ações Afirmativas;  e bolsistas de Iniciação Científica de quotas do pesquisador.

Na categoria Bolsista de Iniciação Tecnológica concorrerão bolsistas do CNPq participantes do PIBITI - Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico; e bolsistas ITI - Iniciação Tecnológica e Industrial.

Na categoria Mérito Institucional concorrerão instituições que participam do PIBIC e que tenham bolsistas inscritos no Prêmio.

Premiações anteriores – Estudantes da UFPA já foram agraciados com esse prêmio: em 2011, na 9ª Edição, Marcus Vinicius Costa Silva ficou em 1º lugar na área Ciências Exatas, da Terra e Engenharias; e em 2010 a estudante Raquel Raick Pereira da Silva ficou em 3º lugar na área Ciências da Vida. Os resultados de todas as edições do prêmio podem ser obtidos neste link.

Iniciação Científica - A bolsa de Iniciação Científica é uma modalidade concedida pelo CNPq desde sua fundação, em 1951. O principal objetivo da bolsa era, inicialmente, despertar jovens talentos para a ciência. Ao longo do tempo, os objetivos dessa modalidade foram ampliados e diversificados. Atualmente, a Iniciação Científica e Tecnológica é concedida por meio de programas institucionais via Chamadas Públicas de propostas lançadas periodicamente e por quotas ao pesquisador PQ.

Os programas institucionais dirigidos aos estudantes do Ensino Superior são: o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - PIBIC, o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica nas Ações Afirmativas - PIBIC-Af, e o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico - PIBITI. Os programas por quotas ao pesquisador são Iniciação Científica - IC e Iniciação Tecnológica Industrial - ITI. Os programas voltados para os estudantes do Ensino Médio e Fundamental são: a PIC-OBMEP, o IC-Jr/FAPs e o PIBIC-EM.

Inscrição – As inscrições devem ser enviadas para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., contendo o formulário de indicação (disponível no link); uma carta de recomendação do orientador sobre o perfil, atuação e atribuições do bolsista; o histórico escolar; e um relatório do bolsista.

Maiores informações no site do Prêmio.

Texto: Elizandra Ferreira – Assessoria de Comunicação da UFPA
Arte: Divulgaçao