Página inicial > Ultimas Notícias > UFPA está com inscrições abertas para cursinho pré-vestibular gratuito

UFPA está com inscrições abertas para cursinho pré-vestibular gratuito

• Publicado: Segunda, 15 de Janeiro de 2018, 15h41

PUA 2018

Estão abertas as inscrições para o processo seletivo do Projeto Universidade Aberta (PUA), o cursinho pré-vestibular gratuito da Universidade Federal do Pará (UFPA). Serão selecionados 60 alunos por meio de uma prova que envolve conhecimentos de língua portuguesa e matemática. As inscrições prosseguem até o dia 24, e a prova será no dia 28 de janeiro.

O cursinho é voltado para alunos da rede pública de ensino ou que possuam uma bolsa de estudos parcial ou integral em escolas particulares. Para se inscrever, os estudantes devem ir ao Laboratório de Física-Ensino (Sala do PET- Física), localizado no Campus Básico da UFPA (próximo à Biblioteca Central), nos horários das 8h às 12h e das 14h às 18h.

Para realizar a inscrição, é necessário levar o original e a cópia do documento de identidade e comprovante de residência. Os alunos que já concluíram o ensino médio devem levar o certificado de conclusão, e aqueles que ainda não terminaram devem levar atestado ou declaração de matrícula. Além dos documentos, os alunos também devem levar 1 kg de alimento não-perecível, que será recolhido e doado para instituições de caridade.

Projeto - O PUA funciona desde 2003 e faz parte do Programa de Educação Tutorial em Física (PET - Física). Um dos diferenciais do projeto é proporcionar aos alunos a vivência no ambiente universitário. “Os alunos têm contato direto com os laboratórios de Física e Biologia. Desta forma, as aulas se tornam mais dinâmicas e práticas”, destaca Renan Santos, professor do projeto. Este ano as aulas serão realizadas no novo prédio de aulas da Universidade, o Mirante do Rio, o que trará mais conforto aos alunos. Os alunos ainda contarão com plantão diário de dúvidas sobre Física e Matemática.

O coordenador do projeto, professor Rubens Silva, ressalta que o PUA é importante como projeto de extensão da Universidade, pois atende à comunidade com um cursinho pré-vestibular gratuito e de boa qualidade. “Acreditamos que, dessa forma, nossa Universidade cumpre com seu dever social, por meio de programas desta natureza”. Rubens explica, também, a importância do projeto para os alunos da Universidade. “Neste caso, o ensino e a extensão se juntam com propósito de oportunizar ao estudante o repasse de seu aprendizado aqui dentro da UFPA, o que tem sido muito positivo ao considerar o PUA como um laboratório didático para nossos alunos de Física e de outros cursos”, diz.

Desde o ano passado, o PUA pede aos inscritos que levem um 1 Kg de alimento para ser doado a instituições de caridade. Em 2018, além de arrecadar doações na inscrição dos candidatos que farão o processo seletivo,  os alunos aprovados deverão contribuir mensalmente com donativos, alimentos e material de limpeza.  “Esperamos ampliar, ainda mais, as instituições beneficiadas e contar com a ajuda dos estudantes para se fazerem presentes no ato solene de entrega dos produtos arrecadados nas  campanhas”, finaliza o professor Rubens.

• Serviço:
    Inscrições para o PUA (Projeto Universidade Aberta), cursinho pré-vestibular gratuito da UFPA
    De 02 a 24 de janeiro de 2018
    Local: Laboratório de Física - Ensino (Sala do PET- Física), localizado no Campus Básico da UFPA (próximo à Biblioteca Central)
    Horários: 8h às 12h e 14h às 18h
    Data da prova: 28/01/18
    Telefone: (91) 3201-7888 / 3201-7887
    Mais informações, acesse o edital

Texto: João Pedro Bittencourt - Assessoria de Comunicação da UFPA
Arte: Reprodução / Google