Página inicial > Ultimas Notícias > Inscrições abertas para o III Seminário de Arquitetura Moderna na Amazônia

Inscrições abertas para o III Seminário de Arquitetura Moderna na Amazônia

• Publicado: Terça, 16 de Janeiro de 2018, 15h58

SAMA

Tendo como tema “Arquitetura e cidades amazônicas: os sentidos do moderno e os desafios contemporâneos”, a terceira edição do Seminário de Arquitetura Moderna na Amazônia (III SAMA) será sediada na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) e no Programa de Pós Graduação em Arquitetura e Urbanismo (PPGAU) da UFPA, entre os dias 20 e 23 de março. O evento, que contará com conferências, palestras, mesas de debates e sessões de comunicações sobre a temática, recebe inscrições on-line até o dia 19 de março. Os artigos completos serão recebidos até o dia 05 de fevereiro.

A primeira edição do SAMA foi realizada em Manaus, em 2016, e a segunda em Palmas, em 2017. Na edição deste ano, o Seminário visa discutir o tema a arquitetura moderna na Amazônia em suas mais variadas expressões: no projeto urbano; no projeto arquitetônico; na paisagem da cidade e suas ressonâncias nas artes; e na apropriação popular, ampliando o debate em direção a um diálogo dessa produção com a contemporaneidade, em um esforço por entender o lugar do moderno nas cidades amazônicas atualmente, seja como espaço edificado, seja nas cidades e comunidades modernas planejadas em seu território ao longo do século XX.

Para a professora Celma Chaves, da FAU/UFPA, o III SAMA tem relevância por apresenta-se como um veículo de disseminação e intercâmbio de conhecimentos, e desenvolvimento de ciência e tecnologia na área, expondo de maneira ampla questões e problemas envolvendo a arquitetura moderna na Amazônia, fomentando a busca de conhecimento e a valorização dessa arquitetura na região.

Marco - “Espera-se que o Seminário seja um marco na aproximação e integração de pesquisadores sobre a arquitetura moderna na e da Amazônia, estimulando o debate entre docentes, alunos, profissionais, pesquisadores e demais membros da sociedade, para que se vislumbre um futuro mais promissor para todos nós, que vivemos na região, e estimule as novas gerações a continuar renovando as energias em busca de respostas equilibradas, tendo o conhecimento e a valorização de nossa arquitetura moderna como objetivo”, declara Celma.

A conferência de abertura será proferida pelo arquiteto Alcyr Meira, professor aposentado da UFPA, profissional atuante, além de ser o autor do projeto do Campus da Universidade. Contará, também, com os palestrantes os professores Ana Lúcia Vieira Santos (UFF), Fernando Luiz Lara (UFMG) e Hugo Segawa (FAUUSP).

Conferencistas - O Seminário de Arquitetura Moderna na Amazônia terá como conferencista de abertura o arquiteto e engenheiro Alcyr Meira, e nos demais dias a professora Ana Lúcia Vieira, da Escola de Arquitetura e Urbanismo/ UFF, coordenadora do Laboratório de Estudos do Patrimônio (EAU/UFF), onde são desenvolvidos pesquisas e projetos de extensão sobre patrimônio moderno na Amazônia (Serra do Navio-AP e Porto Velho- RO), entre outros trabalhos; e o professor Fernando Luiz Lara, arquiteto pela UFMG e PhD pela Universidade de Michigan, professor da UFMG e professor licenciado da University of Texas at Austin, atua como crítico, pesquisador e educador, sendo autor de vários projetos premiados; o professor Hugo Segawa, livre-docente pela Escola de Engenharia de São Carlos/USP, professor do Departamento de História da Arquitetura e Estética do Projeto da FAU/USP.

Maiores informações no site do evento.

Inscrições - As inscrições para o Seminário poderão ser feitas por estudantes, profissionais e demais interessados, no site do evento, até o dia 19 de março. Após esta data poderão ser realizadas somente no primeiro dia do evento no local de abertura (será divulgado em breve).

A submissão de artigos completos ocorre até o dia 5 de fevereiro, com resultado final divulgado em 24 de fevereiro. Haverá certificação com carga horária de 29 horas aos participantes.

III Seminário de Arquitetura Moderna na Amazônia
Data: 20 a 23 de março de 2018
Local e Hora: a serem divulgados
Inscrições pelo link (acesse aqui).

Texto: Elizandra Ferreira  – Assessoria de Comunicação da UFPA
Arte: Divulgação