Página inicial > Ultimas Notícias > Liga Acadêmica de Direito promove Simpósio sobre banalizações na Constituição brasileira

• Publicado: Terça, 16 de Janeiro de 2018, 16h48

I Simpósio de Liga Acadêmica

Com o objetivo de promover e difundir o ensino, a pesquisa e a extensão e o enriquecimento acadêmico entre os alunos de Direito da UFPA, a Liga Acadêmica de Direito do Estado (LADE) promove, nesta quinta-feira, 18 de janeiro, o I Simpósio da Liga Acadêmica de Direito do Estado.

Segundo os organizadores, o que se observa na atual conjuntura político-social do Brasil é um descaso com as metas e proposições cunhadas na Constituição da República Federativa do Brasil (CRFB), que diz que “todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade”.

A comunidade clama por segurança e são postas mais armas nas ruas; pede por saúde e educação e os investimentos nesses setores são congelados – como se o que é investido (capital liquido não bruto) seja suficiente para atender às demandas hodiernas; a liberdade de expressão é cerceada – está se retrocedendo ao período ditatorial, quando as vozes da sociedade eram caladas.

A sociedade padece em fase de disputa política onde a democracia, tida como representativa, não representa aqueles que puseram no poder os que ali estão; os discursos de ódio se propagam e a saída encontrada para isso, não só no Brasil, é o bloqueio migratório.

Tendo como título “A banalização das garantias fundamentais e a insuficiência material da Constituição”, o evento de lançamento da LADE busca instigar o debate, entre a comunidade acadêmica e civil, sobre o processo de desconsideração dos objetivos primordiais da Carta Magna brasileira.

LADE - A Liga Acadêmica de Direito do Estado (LADE) é uma associação autônoma, sem fins econômicos, laica, civil e não vinculada a partidos políticos, podendo desta participar todos os estudantes e profissionais do Direito interessados nos estudos dos Direitos Humanos, Direito Constitucional e de áreas correlatas voltadas ao Direito do Estado.

Salienta-se o caráter iminentemente educador da Liga – artifício para o processo e progresso do ensino-aprendizagem tanto para os seus membros ligantes, quanto aos interessados em geral.

Inscrição – As inscrições para o Simpósio devem ser realizadas on-line por meio deste link. O investimento é de R$ 5,00 para Estudantes e R$ 15,00 para Profissionais, com certificado de 10h de atividades complementares.

I Simpósio da Liga Acadêmica de Direito do Estado
Data: 18 de janeiro de 2018