Página inicial > Ultimas Notícias > “60anos60”, uma exposição que marca a história da UFPA

“60anos60”, uma exposição que marca a história da UFPA

• Publicado: Quarta, 17 de Janeiro de 2018, 14h40

12.01.2018 UFPA 60 Anos 60 5

Com a presença do reitor, professor Emmanuel Tourinho, o Museu da UFPA realizou o vernissage da exposição que proporciona uma verdadeira viagem no tempo, principal proposta da mostra “60anos60”. Logo na entrada, o visitante se depara com paineis que contam um pouco da história da Universidade com fotos do ato de federalização da Instituição em 1959, além de vários álbuns com fotografias do início da construção do Campus do Guamá.

12.01.2018 UFPA 60 Anos 60 17 373x212Para a diretora do MUPFA, professora Jussara Derenji, "A exposição, aberta ao público nesse final de semana, mostra a memória da UFPA sob dois aspectos. O institucional revela os tempos da instalação, um grande acontecimento social e político com a presença do Presidente da República e outras autoridades nacionais e locais. O outro viés é da forma como a UFPA se tornou o agente transformador das artes na região, a partir dos anos 60".

12.01.2018 UFPA 60 Anos 60 3 373x212O público também pode apreciar na mostra “60anos60”, o quadro “Heróis do Rio Formozo”, de Theodoro Braga, uma das primeiras aquisições de obra de arte realizada pela nova universidade. Além dessa magnífica obra, estão expostas obras de Dina Oliveira, Emmanuel Nassar, Valdir Sarubi, Bohdan Bujnowiski, Osmar Pinheiro de Souza e outros, que fazem um recorte da intensa ligação da UFPA com as artes visuais desde os anos 60 até o grande reconhecimento nacional de artistas paraenses nos anos 1980.

Outro destaque na exposição é a história da criação do brasão da UFPA, que teve a sua primeira versão idealizada por Mayr Sampaio Fortuna e, posteriormente, sendo redesenhado por Alcyr Meira, em 1964.

12.01.2018 UFPA 60 Anos 60 12 373x212O reitor Emmanuel Tourinho ressaltou a importância do Museu no projeto institucional da UFPA e o papel que cumpre na valorização e difusão do trabalho de artistas paraenses. “A exposição que inauguramos hoje enriquece de modo muito especial a celebração dos sessentas anos da UFPA, disponibilizando à apreciação pública obras de grande valor. Somos uma instituição jovem, mas que já acumula conquistas extraordinárias, das quais este Museu e o seu acervo são bons exemplos”, afirmou o reitor.

12.01.2018 UFPA 60 Anos 60 15 373x212Além da abertura da exposição, o dia 12 de janeiro foi marcado pela posse da diretoria da Associação dos Amigos do Museu da UFPA, que tem como novo presidente o Professor Álvaro do Espírito Santo e como vice, o empresário Lutfala Bitar. O novo presidente da Associação dos Amigos do Museu da UFPA afirmou em seu discurso na cerimônia de posse, que o foco da nova gestão é realizar projetos inovadores que fortaleçam o Museu, a exemplo do livro-álbum com o acervo das obras da instituição.

O Museu da UFPA fica localizado na Gov. José Malcher esquina com a Generalíssimo Deodoro, e a exposição pode ser vista até o dia 12 de abril, de terça à sexta, no horário das 9h às 17horas e aos sábados, domingos e feriados, das 10h às 14h.

Texto: Assessoria do Museu da UFPA
Fotos: Alexandre de Moraes