Página inicial > Ultimas Notícias > Inscrições para o VII Prêmio de Fotografia-Ciência & Arte encerram-se nesta sexta-feira, 19

• Publicado: Quarta, 17 de Janeiro de 2018, 15h18

Prêmio Fotografia

As inscrições para o VII Prêmio de Fotografia - Ciência & Arte serão encerradas, nesta sexta-feira, 19, às 18h. Com o objetivo de aumentar a produção e o estoque de imagens voltadas para ciência, tecnologia e inovação do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a premiação é de 8 mil reais e inclui passagens e diárias. Contempla graduandos, pós-graduandos, docentes e pesquisadores brasileiros. As inscrições serão realizadas pelo site do prêmio.

Inscrições - Divididas nas categorias “Câmeras Fotográficas” e “Instrumentos Especiais”, as inscrições são realizadas com o login do CNPq. Cada concorrente deve enviar apenas uma imagem, que deve ser ligada a uma atividade científica e tecnológica e ter sido produzida para o trabalho de pesquisa do participante. No formulário de inscrição disponível no site, o candidato deve incluir o título da pesquisa associada à foto, o título da imagem, data, local, especificação do equipamento e software utilizado no tratamento ou processamento da imagem.

A ficha de inscrição também deve incluir um texto, com até mil caracteres (sem espaços), explicando a imagem. No texto, o concorrente deve explanar sobre a associação entre a relevância da imagem e o trabalho da pesquisa. Além disso, é preciso encaminhar currículo na Plataforma Lattes, atualizado até a data da inscrição do candidato. A imagem enviada deve estar no formato JPG ou JPEG, com, no máximo, 10MB (dez megabytes).

Concurso - As imagens serão analisadas por uma comissão julgadora, sob os seguintes critérios: Impacto visual, originalidade, domínio da técnica e estética, relevância da imagem para a pesquisa e contribuição para a popularização e divulgação científico-tecnológica. Cada categoria terá até três imagens premiadas, sendo que os primeiros colocados de cada categoria ganharão passagem e hospedagem para receber o prêmio durante a 70ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), de 22 a 28 de julho de 2018, na Universidade Federal de Alagoas (UFAL), em Maceió/AL. Leia mais no regulamento da premiação.

Objetivo e importância - Além de fomentar a produção de imagens, o concurso visa contribuir com a divulgação e a popularização da ciência e da tecnologia. Por isso, tem a importância de descobrir talentos e tendências de relação entre tecnologias tradicionais e inovações eletrônico-digitais na produção de imagens.

O Prêmio de Fotografia, Ciência & Arte - Criado em 2011, o prêmio marcou a criação do acervo de imagens relacionadas à produção e à criação técnico-científica brasileira. Desde a primeira edição, a premiação já recebeu 4.196 inscrições. Também já laureou 40 trabalhos de todo o país. Veja os ganhadores anteriores aqui.

Texto: Alice Palmeira - Assessoria de Comunicação da UFPA