Página inicial > Ultimas Notícias > Obra de fotógrafo paraense é a base para espetáculo de alunos da Escola de Teatro e Dança

• Publicado: Quinta, 18 de Janeiro de 2018, 14h55

Foto de ensaio 1 Fotógrafa Dani Cascaes

A Escola de teatro Dança (ETDUFPA) do Instituto de Ciências da Arte (ICA) da Universidade Federal do Pará (UFPA), por meio dos discentes  dos Cursos Técnicos em Dança Intérprete Criador, Cenografia e Figurino Cênico, realizará no período de 24 a 28 de janeiro, às 20 horas, no Espaço Companhia Moderno de Dança, o espetáculo de dança “t.r.a.n.s.e.”, coordenado pela professora-doutora Ana Flávia Mendes. O espetáculo é resultado da prática de montagem dos discentes do primeiro ano do Curso Técnico em Dança Intérprete Criador do ano de 2017, da ETDUFPA.

Baseado na obra do fotógrafo paraense Guy Veloso,  “t.r.a.n.s.e.” é o que há de comum entre a dança e os cultos religiosos. Ao fazer a documentação de ritos religiosos, o fotógrafo cria poéticas que ampliam a potência estética de práticas sagradas. Em contrapartida, sacraliza as artes do espetáculo, posto que, ao registrar obras cênicas, captura e desvela a potência sagrada da arte. E assim, no ir e vir entre cena e religiosidade, acentua o ângulo divino do corpo.

Espetáculo - A montagem aqui apresentada, para existir, parte desse trânsito entre cena e religiosidade instaurado na obra do fotógrafo, centra sua investigação no ângulo divino do corpo e observa o conceito de religião como princípio criador. Do latim religare, a religião religa o homem a Deus(es). Dançar, por sua vez, religa o corpo a si mesmo e ao outro, com quem ou para quem se dança. Dançar é, portanto, procurar Deus(es) em si e no outro. É abandonar a si mesmo e criar modos de conexão com o sagrado por meio da experiência do encontro de corpos no ato cênico.

Em “t.r.a.n.s.e.” experimenta-se o sagrado no/do corpo, encontro entre individual e coletivo, técnica e expressão, vida e pós-vida, materialidade e espiritualidade. Da fotografia à dança, do templo à rua... todos religados a nós de si mesmos em êxtase.

Espetáculo de dança “t.r.a.n.s.e”
Data: 24 a 28 de janeiro
Hora: 20h
Local: Espaço Companhia Moderno de Dança, localizado na Avenida Conselheiro Furtado, 1648 - Cremação - Belém/PA.
Ingressos: R$10,00 (dez reais) com meia entrada para estudante.
Mais informações: (91) 99181-0984

Texto: Ana Maria Castro – Assessoria de Comunicação da UFPA