Página inicial > Ultimas Notícias > Pró-reitoria de Relações Internacionais seleciona alunos para cursar semestre no México e na Colômbia

• Publicado: Quinta, 18 de Janeiro de 2018, 15h52

Uniminuto e UAA Fonte

A Pró-reitoria de Relações Internacionais (Prointer) selecionou quatro alunos da Universidade Federal do Pará, por meio dos editais 03/2017 (Bramex) e 04/2017 (Bracol), para cursar o primeiro semestre de 2018 na Universidad Autónoma de Aguascalientes (UAA), no México, e nas Universidades Francisco de Paula Santander (UFPS) e Corporación Universitaria Minuto de Diós (UniMinuto), na Colômbia.

Os Programas de Intercâmbio Bramex e Bracol surgiram do Acordo de Cooperação Acadêmica e Cultural da Asociación Nacional de Universidades e Instituciones de Educación Superior de la República Mexicana (ANUIES) e da Asociación Colombiana de Universidades (ASCUN), respectivamente, com o Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras (GCUB). A UFPA integra e participa ativamente, por meio da Prointer, das atividades do GCUB.

bramex bracol“A mobilidade acadêmica possibilita a exposição do estudante e futuro profissional a diferentes culturas e costumes, seja pela permanência no exterior ou pelo contato com colegas de classe oriundos de diferentes países. A internacionalização da graduação também permite a aproximação de pesquisadores e professores, gerando novas parcerias”, explica o professor Claudio Szlafsztein, diretor de acordos e relações internacionais da Prointer.

Alunos escolhidos - Para a UAA, no México, foram selecionadas as alunas Dimitria Jastes Gonçalves Fernandes e Rosalia dos Santos Albuquerque, ambas do curso de Letras – Língua Espanhola (ILC). Para a UFPS e UniMinuto, na Colômbia, foram escolhidos, respectivamente, os alunos Walter José Brito da Silva Júnior, do curso de Ciências Sociais (IFCH), e Rosalvo Rodrigues de Lima, do curso de Engenharia Civil (ITEC).

Nestes programas os alunos podem receber benefícios provenientes da própria universidade de destino, como alimentação, hospedagem ou um valor mensal em dinheiro. Quaisquer outros gastos em relação à viagem ou documentação são por conta do próprio aluno.

Bramex e Bracol - Os dois programas apresentam uma política de reciprocidade. Neste sentido, a UFPA também receberá no primeiro semestre de 2018 duas discentes vindas da Colômbia. Uma aluna da Corporación Universitaria Minuto de Diós cursará Pedagogia no Campus do Guamá, e uma discente da Universidad Francisco de Paula Santander irá frequentar o curso de Engenharia Industrial no Campus de Abaetetuba.

“A mobilidade de alunos de graduação para dentro e fora da UFPA é um dos principais instrumentos do processo de internacionalização das atividades acadêmicas e científicas da Universidade. Esta é uma forma de reconhecer os benefícios que a internacionalização promove na formação de nossos alunos em uma época de globalização, tanto no aspecto profissional quanto no pessoal”, pontua Claudio Szlafsztein.

Em breve, a Prointer abrirá novo edital Bramex que dará oportunidade para dois alunos cursarem o segundo semestre no México, na Benemérita Universidad Autónoma de Puebla.

Texto: Divulgação Prointer
Foto: Reprodução / Google e Divulgação Prointer