Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > Professor é nomeado membro do painel de especialistas da Convenção da ONU sobre a Mudança do Clima
Início do conteúdo da página

Professor é nomeado membro do painel de especialistas da Convenção da ONU sobre a Mudança do Clima

  • Publicado: Quinta, 18 de Janeiro de 2018, 16h43
  • Acessos: 1365

UNFCCC

O professor Claudio Szlafsztein, da Universidade Federal do Pará, foi aprovado pelo ponto focal do Governo do Brasil (Ministério das Relações Exteriores) para integrar a lista de especialistas (Roster of Experts) da Convenção Marco das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (UNFCCC). A UNFCC foi adotada em 1992 como um marco de cooperação internacional para limitar o aumento da temperatura media mundial e a mudança climática resultante, e, ao mesmo tempo, enfrentar seus impactos já inevitáveis.

O grupo de especialistas do Brasil é composto por 41 membros representantes de órgãos de governo, universidades, empresas do setor privado e público e Organizações Não Governamentais. Claudio Szlafsztein é o único membro da região amazônica. A lista completa encontra-se na página da UNFCCC .

A lista inclui os especialistas que devem contribuir com processos de revisão de informes anuais de inventários de Gases de Efeito Estufa (GEE) e das comunicações nacionais associadas aos países do Anexo I do Protocolo de Quioto, e com a análise técnica, no âmbito do processo de consulta e análise internacional (ICA), dos informes atualizados bianuais (BUR) submetidos pelos países não pertencentes ao Anexo I.

Histórico - O professor Szlafsztein é formado em Geologia pela Universidade de Buenos Aires (Argentina), mestre em Ciências Ambientas pela Universidad de Hokkaido (Japão) e doutor em Ciências Naturais- Geografia pela Universidade de Kiel (Alemanha).

Professor dos Programas de Pós-graduação em Geografia (IFCH) e Gestão de riscos e de Desastres na Amazônia (IG), atualmente é diretor de acordos e relações internacionais da Pró-reitoria de Relações Internacionais da Universidade Federal do Pará (PROINTER).

O professor também é membro do Fórum Brasileiro e Paraense de Mudanças Climáticas, e presidente da Associação Brasileira de Geologia de Engenharia e Ambiental (Núcleo Norte). Desde 2018, Bolsista Produtividade 2 do CNPq.

UNFCCC - As negociações internacionais para fortalecer a resposta global à mudança do clima foram inciadas em 1995. Já em 1997, adotou-se o Protocolo de Quioto, que obriga legalmente os países desenvolvidos a cumprir objetivos de redução de emissões. O primeiro período do Protocolo teve início em 2008 e terminou em 2012. O segundo período iniciou-se em 2013 e terminará em 2020.

Em 2015, foi adotado o Acordo de Paris sobre a Mudança do Clima, construído a partir dos trabalhos realizados no Marco da Convenção. Este foi um grande passo no processo internacional de ação contra a mudança climática nas Nações Unidas. O Acordo de Paris busca acelerar e intensificar as ações e os investimentos necessários para alcançar um futuro sustentável com baixas emissões de carbono, mantendo o aumento da temperatura media mundial abaixo de 2oC, com respeito aos níveis da era pré-industrial, fortalecendo a capacidade dos países para enfrentar os impactos da mudança climática. Para alcançar estes objetivos, foram estabelecidos fluxos financeiros próximos aos 100 bilhões de dólares até 2025.

A secretaria da UNFCC apoia todas as instituições que participam nas negociações internacionais sobre a mudança do clima, em particular a Conferencia das Partes (COP).

Texto: Divulgação

registrado em:
Fim do conteúdo da página