Página inicial > Ultimas Notícias > Universidade inaugura nova área de alimentação no Campus Básico

Universidade inaugura nova área de alimentação no Campus Básico

• Publicado: Sexta, 19 de Janeiro de 2018, 14h23

19.01.2018 Inauguração do Ver o Pesinho do Básico Foto Alexandre de Moraes4

A partir desta sexta-feira, dia 19 de janeiro, entra em atividade uma nova área de alimentação da Universidade Federal do Pará, em Belém. Construído ao lado da Biblioteca Central, no Campus Guamá, o Ver-o-Pesinho do Básico, como é chamado pela comunidade acadêmica, passa a oferecer maior espaço, conforto e segurança alimentar para os seus usuários. A obra é resultado da parceria entre a Associação dos Amigos da UFPA e a Universidade.

O projeto é o nono executado pela Associação, cujo objetivo é atender às demandas de maior abrangência de utilização coletiva da Universidade. “Para nós é uma contribuição muito importante para a UFPA, que passa a atender a todo o corpo institucional (como professores, técnicos e estudantes) e a seus visitantes, em um ambiente agradável e com a melhor utilização possível do espaço”, enfatizou o presidente da Associação dos Amigos da UFPA, José Olímpio.

19.01.2018 Inauguração do Ver o Pesinho do Básico Foto Alexandre de Moraes2

Com a entrega de mais uma obra, a entidade já começa a elencar novos projetos em parceria com a Universidade, a partir do levantamento de novas demandas. “Inicialmente nós estamos nos reestruturando, inclusive, com a entrega desta obra, esperamos despertar nas pessoas esse sentimento de ser também um Amigo da UFPA e integrar-se à Associação. Com isso, nós vamos aumentar nossa base e, consequentemente, teremos mais condições de fazer novos projetos”, afirmou José Olímpio.

Durante a solenidade de inauguração do Ver-o-Pesinho do Básico, o reitor Emmanuel Tourinho agradeceu a parceria com Associação em promover na sociedade o reconhecimento do valor da UFPA e a necessidade de fortalecê-la continuamente, ampliando o comprometimento da população com o sucesso da Instituição. “A Associação executa nos campi da Universidade projetos que atendem necessidades reais da comunidade universitária, tornando-se parceira valiosa para a Administração Superior. Somos muito gratos por esse trabalho e esperamos que mais pessoas se juntem à Associação”, declarou.

Ainda em seu discurso, o reitor fez um pedido ao presidente da Associação, para que o próximo projeto a ser executado seja a construção da cobertura da passarela que liga o Portão 4 da Universidade até o Hospital Universitário Bettina Ferro de Souza (HUBFS). Também fez um convite à comunidade acadêmica para uma campanha de capatação de novos membros para a Associação.

19.01.2018 Inauguração do Ver o Pesinho do Básico Foto Alexandre de Moraes10O Ver-o-Pesinho do Básico – Mais de R$ 461 mil foram investidos no projeto Ver-o-Pesinho do Básico. As novas instalações, projetadas para o preparo, comercialização e consumo de alimentos, possuem doze boxes para os prestadores de serviços e um salão amplo e mobiliado para os usuários.

Assim como muitos alunos da Universidade, o estudante do curso de licenciatura em matemática, Sandro Jordan, passa boa parte do dia na Instituição, por isso considera o novo espaço um diferencial para a qualidade na prestação de serviços em alimentação. “O espaço ficou bonito, bem arrumado, as pessoas que trabalham aqui sempre se esforçam para dar um bom atendimento e merecem trabalhar num espaço melhor, assim como nós, estudantes, que consumimos os alimentos aqui, diariamente. Por isso, a administração Superior e a Associação dos Amigos da UFPA estão de parabéns por essa iniciativa”, disse.

Todos os equipamentos utilizados pelos prestadores de serviço são novos e foram adquiridos como requisito para integrar o projeto. Os responsáveis pela produção dos alimentos também realizaram curso de formação no SESI Pará, voltado à qualidade e segurança no processo de preparação dos itens a serem servidos aos usuários.

Com o novo boxe, a prestadora de serviços Célia Braz apostou, inclusive, na decoração do ambiente para chamar a atenção dos consumidores e garante que o espaço também vai contribuir para a qualidade dos alimentos. “Vamos fazer de tudo para tornar um espaço melhor ainda, com mais carinho. Eu sempre capricho na comida e agora a tendência é melhorar mais”.

19.01.2018 Inauguração do Ver o Pesinho do Básico Foto Alexandre de Moraes16Como ser Amigo da UFPA? - A Associação dos Amigos da UFPA atua na captação de apoios à Instituição e executa projetos que ajudam a UFPA a cumprir os seus objetivos institucionais. A Associação reúne sócios pessoa física e pessoa jurídica. Qualquer interessado pode integrar a Associação e colaborar mensalmente com qualquer valor.

Membros e ex-membros da comunidade da UFPA, assim como parceiros e beneficiários de sua atuação, são convidados a associar-se, entrando em contato pelo site da Associação, e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou pelo telefone (91) 99373-1039.

Texto: Ericka Pinto – Assessoria de Comunicação
Fotos: Alexandre Moraes