Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > Inscrições abertas para curso de especialização em Educação Inclusiva no Campo
Início do conteúdo da página

Inscrições abertas para curso de especialização em Educação Inclusiva no Campo

  • Publicado: Terça, 23 de Janeiro de 2018, 14h25
  • Acessos: 4478

 Educacao no Campi inclusiva

A Faculdade de Educação do Campo, pertencente ao Campus UFPA Tocantins/Cametá, está com inscrições abertas, até esta quinta-feira, 25 de janeiro, para o curso de especialização em Educação Inclusiva no Campo, conforme o edital. O curso é gratuito e oferta 50 vagas.

Coordenado pelols professores Waldma Oliveira e Tiago Saboia, o curso visa qualificar profissionais de nível superior na área da educação especial para discutir informações teórico-metodológicas que permitam a reflexão e o aprofundamento sobre práticas inclusivas aos alunos com deficiência nas escolas do campo da Região Tocantina.

Objetiva-se também possibilitar aos professores uma formação continuada para subsidiar sua prática docente com alunos com deficiência nas escolas do campo; ampliar os conhecimentos sobre a educação inclusiva, a partir da realidade amazônica; e fomentar a pesquisa e desenvolvimento de artigos baseados em projetos de monografia voltados à inclusão educacional de sujeitos deficientes no campo; além de promover a UFPA Campus Cametá como centro difusor de políticas inclusivas à alunos PcD (Pessoa com deficiência) no cenário Amazônico junto à comunidade acadêmica e profissional da região nordeste do Pará.

Inscrição - As inscrições custam R$15,00 e devem ser realizadas nos horários de 8h às 12h e de 15h às 18h, de segunda à sexta-feira, na Divisão de Inclusão Educacional (DIE) no Campus Universitário do Tocantins/Cametá, com preenchimento de ficha de inscrição. É necessário apresentar a ficha de inscrição preenchida, cópia do diploma da graduação ou declaração de proximidade para a conclusão do curso e pagamento da inscrição.

O curso é direcionado aos professores da rede básica de ensino que atuam, preferencialmente, nas escolas do campo, e profissionais graduados nas áreas de Ciências Humanas, preferencialmente em cursos das áreas da Pedagogia, Letras, Língua Portuguesa e Educação do campo, com interesse em se especializar em Educação inclusiva no Campo.

Processo seletivo - A seleção dos alunos para o curso será realizada por meio de Processo Seletivo. Após o período de inscrições a Homologação dos candidatos será divulgada no site e na Campus Universitário do Baixo Tocantins/Cametá no dia 29 de janeiro de 2018.

O processo seletivo é composto por três fases. Uma prova escrita sobre tema da área educação inclusiva no campo, cujo conteúdo deverá contemplar a bibliografia recomendada pelo curso de especialização. A prova ocorrerá no dia 1º de fevereiro, das 18h às 21h, no Campus Universitário do Baixo Tocantins/Cametá, e o candidato deverá ter média igual ou maior que 7 para ser aprovado nesta etapa. Após a divulgação do resultado da prova, no dia 5 de fevereiro, os candidatos aprovados deverão entregar na Secretaria da DIE, até o dia 9 de fevereiro, duas cópias do “Currículo Lattes” com cópias dos documentos comprobatórios. A segunda etapa será uma entrevista com docentes da área, onde serão tratadas questões de interesses e motivos pelos quais o candidato optou por essa especialização. A nota mínima de aprovação na entrevista é 7 e o resultado será divulgado no dia 21 de fevereiro. A última etapa será a análise de currículo, destinada à apuração do desempenho de cada candidato com base na análise de seus títulos acadêmicos, das atividades de ensino, das atividades de pesquisa, da produção intelectual e de outras atividades. O resultado será divulgado no dia 27 de fevereiro.

O desempenho final de cada candidato será aferido pela média ponderada da Prova Escrita, da Entrevista e da Análise do Currículo Lattes. Serão considerados classificados os candidatos que alcançarem a nota 7 no desempenho final. O resultado final será divulgado no dia 28 de fevereiro.

Maiores informações sobre o curso de especialização em Educação Inclusiva no Campo, e seu processo seletivo, estão disponíveis no edital.

Texto: Elizandra Ferreira  – Assessoria de Comunicação da UFPA
Arte: Divulgação

registrado em:
Fim do conteúdo da página