Página inicial > Ultimas Notícias > Projeto de extensão sobre arte pública realiza ação com oficinas, exposições e intervenções urbanas

• Publicado: Quarta, 24 de Janeiro de 2018, 15h04

arte publica em ação

O Projeto de Extensão “Arte Pública como Recurso Pedagógico: a Cidade conta a sua História”, da faculdade de Artes Visuais (FAV) da UFPA, em parceria com a disciplina Laboratório de Projetos Experimentais em Arte Visuais, promove, nesta quinta-feira, sexta e sábado, 25 a 27 de janeiro, o evento Arte Pública em Ação. A programação será composta por oficinas, exposições, vídeos e intervenções urbanas.

O projeto, por meio da atividade “Arte Pública em Ação: estudos para intervenção no Largo das Mercês”, propôs uma ação conjunta com a disciplina, de maneira a homenagear a pluralidade desse espaço urbano, como continuidade para experimentações artísticas que se ampliem a partir dos trabalhos envolvidos e dos mundos que transitam nessa teia.

Os trabalhos que abrangem essa mostra abarcam desde oficinas e rodas de conversas (25 e 26/01, na FAV-UFPA) à exposição de fotografias, desenhos e vídeos na FotoAtiva e intervenção urbana no Largo das Mercês (dia 27/01). Essas obras abordam temas diversos como podem ser observados nas fotografias de Alan Lucio, com “Colapso”; na vivência de Arthur Morbach em “Experiências e Experimentações Poéticas sobre Identidade e Gênero”; ou em diálogos invisíveis na obra “Como me Perco para chegar em Você”, de Débora Oliveira.

A ação é realizada pontuada por um cortejo público para aliar espaço fechado e espaço aberto em um diálogo que se abre à comunidade, a partir da mediação entre o Grupo de Pesquisa sobre Arte Pública da UFPA/CNPQ, da Fotoativa e da colaboração desses artistas em processo de formação.

Reflexão - O mote da reflexão proposta pelo evento se relaciona ao espaço urbano do centro de Belém visto por meio do Largo das Mercês e seus conteúdos por meio de uma provocação: parada/olhar ao centro - intervenção que faz o caminho de mão dupla, sai da periferia e vai ao centro - vê o espaço e se relaciona com ele. Faz da mirada atitude e causa de estranhamento e ação no espaço em tela.

Tal processo foi se construindo primeiro com a percepção de espaço e estudos de intervenção, depois, com participação dos alunos da disciplina “Projetos Experimentais em Artes Visuais” do Curso de Artes Visuais da UFPA, que passaram de participantes a agentes e coletivo que deram o formato dessa Arte Pública em Ação, além de se fortalecerem na sua presença para além da Faculdade de Artes Visuais e dos muros da Universidade.

Mais informações na página do evento no Facebook.

Programação – No primeiro dia de Ação, 25 de janeiro, ocorrem as oficinas “Concept art: desenhos para games”, proposta por Cristiano Cunha; e “HQ: leitura e criação”, com Felipe Oliveira.

Na sexta-feira, 26, ocorrem o minicurso “O livro ilustrado como objeto artístico: análises e debates”, com Mônica Costa e Iasmin Oliveira; a segunda parte da oficina “HQ: leitura e criação”; e a roda de conversa “Jogos de tabuleiro como  didática do jogo”, por Jeyse Cordeiro.

Para encerrar o evento, no dia 27, ocorrem a roda de conversa “Mestres do carnaval de Belém”; o Cortejo-Coletivo; e a Vernissage/Exposição.

Confira a programação completa no link.

As inscrições para as oficinas, minicursos e mesas-redondas devem ser feitas online.

Arte Pública em Ação
Data: 25, 26 e 27 de janeiro de 2018