Página inicial > Ultimas Notícias > Emoção de calouros marca resultado do Processo Seletivo 2018 no Campus da UFPA

Emoção de calouros marca resultado do Processo Seletivo 2018 no Campus da UFPA

• Publicado: Quinta, 25 de Janeiro de 2018, 17h00

25.01.2018 Resultado PS 2018 Foto Alexandre de Moraes site 33
A emoção tomou conta do campus da Universidade Federal do Pará (UFPA) nesta quinta feira, 25 de janeiro, no bairro do Guamá, em Belém. Como todos os anos, o resultado do Processo Seletivo foi divulgado através do portal da UFPA, emissoras de rádio e quadros de aviso na Universidade, sendo aguardado por diversos candidatos e seus familiares. Lágrimas de alegria, carros de som e marchinhas de carnaval deram início às várias comemorações a serem vividas pelos novos calouros.

25.01

Por volta das 9h aconteceu, no Centro de Eventos Benedito Nunes, a coletiva de imprensa, onde foi revelado o número de 109.058 candidatos inscritos no Processo Seletivo de 2018, com 6.325 vagas preenchidas, em todos os Campi do Pará. O número de inscritos foi ligeiramente maior que o do ano anterior, o que demostra a confiança e o interesse da comunidade em estudar na UFPA.

Na Coletiva o reitor da Universidade, Emmanuel Tourinho, fez um apelo aos estudantes aprovados no Processo realizado diretamente pela Instituição, para que estes desistam da seleção pelo SISU, onde estão disponíveis 969 vagas, a fim de dar oportunidade a outros estudantes.

O reitor também dirigiu sua mensagem de apoio e estímulo aos candidatos que não obtiveram sucesso nesse processo seletivo, por conta do restrito número de vagas. “Nós tivemos cerca de 50 mil alunos que obtiveram notas para entrar na Universidade, mas que não puderam ingressar devido à quantidade de vagas. Não desistam! Continuem perseverando e, quem sabe, no próximo ano também terão os seus nomes em nosso listão”, completou.

25.01.2018 Resultado PS 2018 Foto Alexandre de Moraes site 13Logo após a coletiva, o tão aguardado Listão dos Aprovados foi divulgado para as emissoras de rádio e em quadros de avisos distribuídos em frente ao auditório. Em seguida, o listão foi disponibilizado online na página do CEPS.

A espera - Enquanto a programação se iniciava no auditório, candidatos e seus familiares esperavam ansiosos pela oportunidade de conferir os resultados em primeira mão. Kivia Ryamme Nascimento veio do interior de Bragança para confirmar a aprovação do irmão, Victor Costa, de 18 anos, em Oceanografia. A dificuldade para comprar os materiais da desejada festa de aprovação fez com que a irmã viesse de Nova Olinda para receber a notícia antes de todos.

“Foi um ano que ele veio pra cidade e lutou, porque minha família, sendo do interior, não tem condições de pagar uma faculdade. Se Deus quiser ele vai passar e vir pra UFPA. De poucos primos e irmãos, ele é o primeiro que vai vir pra cá”, contou Kivia emocionada, ainda sem ter certeza da futura aprovação do irmão.

família primos Daniel e MatheusOs aprovados - Os primos Daniel Andrade e Matheus Brito esperavam a lista de aprovados do curso de Odontologia junto com suas respectivas mães e outros membros da família, a dedicação vem de familiares que se formaram pela UFPA. A mãe de Daniel, que trabalha na instituição, influenciou o filho e seu primo a aguardarem os resultados na Universidade por valorizar a emoção única sentindo nesse momento. “É incrível, eu estava esperando o Mateus passar porque nós vamos ser parceiros de turma, ouvir o resultado aqui na UFPA é mais emocionante, sem dúvida, inesquecível”, comemorou Daniel.

Além de calouros vindos recentemente do ensino médio, também foram aprovados estudantes mais experientes. Taylana Souza, que trabalha em um Pet Shop, foi aprovada na UFPA pela primeira vez, para o curso de Ciências Sociais. Taylana saiu do trabalho, durante seu intervalo, para conferir o resultado no Campus, já que não conseguiu ouvir pela rádio. “É inexplicável o esforço que a gente faz durante o ano, principalmente pra quem tem uma tarefa árdua de unir trabalho e estudo. É muito complicado. Passar no vestibular é uma vitória sem explicação, presente de aniversário para o meu avô”, declara em meio a comemoração com as amigas.

rayka odonto 2Estudante de terapia Ocupacional da UEPA, Rayka da Silva, de 18 anos, irá estudar, em 2018, seu curso dos sonhos, Odontologia. Rayka acredita que há uma sensibilização dos estudantes que se esforçaram ao longo de um ano ao receberem sua aprovação juntos dentro do Campus da UFPA. “Aqui tem aquela emoção de não só você passar, mas outros a sua volta. Eu estudava todos os dias, buscava ter o mínimo de horas estudando, porque eu acho que é isso. Se você tiver um controle, uma regularidade, você consegue cumprir suas metas”, conta a caloura, que conciliava o curso integral com os estudos noturnos em sua casa.

De acordo com divulgação durante a coletiva de imprensa, os candidatos aprovados deverão realizar habilitação. Candidatos com deficiência no dia 5 e os demais no período de 6 a 20 de fevereiro, na capital Belém e demais Campi. Nos polos esse período estende-se até o dia 28 de fevereiro.

Texto: Elizandra Ferreira – Assessoria de Comunicação da UFPA

Fotos: Alexandre de Moraes e Nayana Batista