Página inicial > Ultimas Notícias > Programa Idiomas sem Fronteiras seleciona professores de língua inglesa

Programa Idiomas sem Fronteiras seleciona professores de língua inglesa

• Publicado: Sábado, 27 de Janeiro de 2018, 15h47

idiomas sem fronteiras

O Programa Idiomas sem Fronteiras (IsF) da UFPA irá receber, a partir desta segunda-feira, 29 de janeiro, inscrições para o Processo Seletivo Simplificado, visando à contratação de Professores de Língua Inglesa para atuar no Núcleo de Línguas do Programa IsF (NucLi-IsF), conforme o edital.

O programa coordenado pela professora Rosana Assef Faciola, tem como finalidade propiciar a formação inicial e continuada e a capacitação em idiomas de estudantes, professores e corpo técnico-administrativo das instituições de ensino superior (IES), de professores de idiomas da rede pública de Educação Básica, bem como a formação e a capacitação de estrangeiros em língua portuguesa, contribuindo para o desenvolvimento de uma política linguística para o país.

No Processo Seletivo Simplificado serão oferecidas 4 vagas, sendo que os dois primeiros classificados serão contratados em fevereiro de 2018, e os demais serão contratados a partir de abril de 2018. A remuneração do candidato selecionado diz respeito a uma bolsa mensal com valor equivalente ao da bolsa de Mestrado, com duração de 12 meses e possibilidade de renovação por mais 12 meses.

Inscrições - As inscrições serão realizadas exclusivamente na Coordenação do NucLi-IsF da UFPA, localizada na Secretaria dos Cursos Livres de Línguas Estrangeiras (altos do Instituto de Letras e Comunicação), a partir do dia 29 até o dia 31 de janeiro, no horário das 14h às 17h0.

No ato da inscrição o candidato deve apresentar, pessoalmente ou por meio de procurador legalmente habilitado, a ficha de inscrição, disponível na Secretaria dos Cursos Livres de Línguas Estrangeiras; matrícula ativa em curso de licenciatura em Letras com habilitação em inglês ou inglês-português ou diploma de licenciatura em língua inglesa; cópia de documento oficial de identidade com foto, acompanhada do original; curriculo vitae, preferencialmente da Plataforma Lattes, acompanhado de documentação comprobatória dos títulos acadêmicos e da experiência profissional; e comprovante válido de proficiência em língua inglesa, em nível mínimo C1.

Processo seletivo - O concurso será desenvolvido em duas etapas: análise documental e avaliação didática, ambas de caráter eliminatório. A avaliação consistirá da apresentação oral de um plano de aula, em língua inglesa, a partir de temas relacionados com a proposta de cursos da instituição para o Programa IsF, que serão sorteados um dia antes da apresentação. A entrevista se seguirá à avaliação didática e tratará da trajetória acadêmica e profissional do candidato.

A prova didática consistirá de uma micro aula, em língua inglesa, com duração de 20 minutos. Cada examinador julgará independentemente a prova didática, dando suas notas individualmente, obedecendo a uma gradação de 0 a 100. As provas didáticas serão realizadas no dia 2 de fevereiro, a partir de 15h, no Laboratório de Línguas do IsF.

A nota de cada candidato será calculada pela média aritmética das notas atribuídas pelos examinadores, estatisticamente arredondadas. O candidato cuja média aritmética da prova didática seja igual ou superior a 70,0 (setenta), será considerado aprovado.

O resultado da prova didática será divulgado no dia 06 de fevereiro, a partir das 16h, na Coordenação do NucLi-IsF. Recursos de impugnação deverão ser apresentados até 48h após a divulgação dos resultados. O resultado final do Processo Seletivo Simplificado será divulgado na Coordenação do NucLi-IsF no dia 9 de fevereiro de 2018.

Texto: Elizandra Ferreira  – Assessoria de Comunicação da UFPA