Página inicial > Ultimas Notícias > Bispo Dom José Luiz Azcona visita a UFPA e propõe debate sobre a realidade socieconômica do Marajó

• Publicado: Segunda, 29 de Janeiro de 2018, 16h02

23.01.2018 Bispo do Marajó na reitoria Foto Alexandre Moraes site

O vice-reitor da Universidade Federal do Pará, professor Gilmar Silva, recebeu na última semana, no gabinete da Reitoria, o bispo emérito da Prelazia do Marajó, Dom José Luiz Azcona. Ele veio à Belém propor uma discussão sobre a realidade socioeconômica daquela região, aproveitando os estudos já realizados pela UFPA.

De acordo com o bispo, a ideia seria discutir a criação de um núcleo que integre tanto estudos de pesquisadores como o apoio às ações para o desenvolvimento da região. “É preciso que as pessoas compreendam o que é o Marajó, a sua dimensão e os seus problemas. E a UFPA pode ser um ponto integrador, chamando os atores para esta discussão”.

23.01.2018 Bispo do Marajó na reitoria Foto Alexandre Moraes site3O vice-reitor da UFPA, Gilmar Silva, propôs a realização de um seminário para abrir o diálogo sobre as possibilidades de criação de uma estrutura que permita o debate a respeito da elaboração de estratégias para a criação de uma politica de desenvolvimento para o Marajó. O evento deverá ocorrer em dos Campi do Marajó, com data a ser definida pela UFPA e a Prelazia do Marajó.

Durante a reunião, o vice-reitor citou estudos que já foram realizadas pela Universidade e que poderão auxiliar nas ações. Também ressaltou a importância de reunir representantes de outros setores da sociedade. “Precisaremos reunir não só pesquisadores, mas chamar representantes da sociedade civil, representantes da comunidade, do Setor Produtivo, e representantes políticos local, Regional e Nacional para participarem dessa discussão. Ao final do seminário, teremos a possibilidade de encaminhamentos mais concretos para elaboração das ações a ser desenvolvidas.” disse.

Texto: Ericka Pinto – Assessoria de Comunicação da UFPA
Fotos: Alexandre Moraes