Página inicial > Ultimas Notícias > Proeg e Progep realizam programa experimental para melhoria da qualidade do ensino da graduação

• Publicado: Terça, 30 de Janeiro de 2018, 15h00

gestquali 1

A Pró- Reitoria de Ensino de Graduação (Proeg), em parceria com a Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoal (Progep), está em fase de teste do Subprograma Gestão de Qualidade (PGRAD-GestQuali). O programa busca tornar mais ágieis e eficazes os fluxos administrativos e acadêmicos das unidades, o qual contará com a atuação de sete servidores técnico-administrativos, devidamente qualificados para atuar nas unidades da UFPA vinculadas ao programa (IFCH, ICB, ICS, IEMCI, IECOS em Bragança).

Para a capacitação dos referidos servidores, foi ofertado, este mês, o curso “A funcionalidade dos sistemas institucionais integrados de gestão: SigUFPA e SisPlad e os benefícios para os processos de gestão das unidades”.

O objetivo do curso foi orientar os servidores sobre os sistemas institucionais utilizados nos processos de gestão, planejamento, recursos humanos e procedimentos administrativos, para que, com o aprimoramento da  gestão administrativa, possa se elevar a qualidade dos cursos de graduação e de pós-graduação e melhorar e fortalecer a governança dos processos internos.

Dinaudu de Oliveira, um dos técnicos do programa, falou sobre a importância do curso, “O curso atingiu o objetivo de apresentar os sistemas para nós. Conhecemos os sistemas, aprendemos sua importância e necessidade para a Universidade e o ensino da graduação”, afirmou.

“A UFPA será favorecida tanto na ampliação do conhecimento quanto numa gestão mais participativa, permitindo identificar recursos humanos (competências) e utilizá-los para o crescimento institucional que culminará na satisfação dos usuários”, afirmou  a facilitadora Carolina Tavares, que apresentou o Sistema Integrado de Patrimônio, Administração e Contratos (Sipac), sobre os benefícios dessa nova forma de gestão.

PGRAD-GestQuali- A pró-reitora de Desenvolvimento e Gestão de Pessoal, Karla Andreza de Miranda, explica que o Programa PGRAD-GestQuali vai proporcionar a melhoria da qualidade do ensino da graduação na Universidade. “Sabemos da preocupação constante em melhorar o ensino de graduação na UFPA. Sendo assim, o objetivo desse programa é designar um profissional com formação em Administração, especialmente capacitado para o atendimento das demandas de gestão administrativa das faculdades, permitindo que o diretor da faculdade possa se concentrar apenas nas demandas acadêmicas. Esse profissional ocupará o cargo de diretor-dministrativo e ficará subordinado à Direção do Instituto. O programa piloto vai avaliar os impactos positivos dessa inovação na gestão, possibilitando a ampliação futura a outras unidades”, afirma Karla.

Texto: Camila Leal - Bolsista Capacit