Página inicial > Ultimas Notícias > Prêmio Mercosul de Ciência e Tecnologia abre inscrições para estudantes e pesquisadores

• Publicado: Quinta, 08 de Fevereiro de 2018, 15h11

prêmio mercosul

Já estão abertas as inscrições para o Prêmio Mercosul de Ciência e Tecnologia 2017, com o tema “Tecnologias para a Economia do Conhecimento”. O prêmio é voltado para estudantes e pesquisadores nacionais, que vivam em países membros ou associados ao Mercosul. Os interessados podem se inscrever até o dia 02 de março de 2018 pelo site.

O objetivo do prêmio é reconhecer os melhores trabalhos de estudantes e pesquisadores, que possuam potencial para contribuir com o desenvolvimento científico e tecnológico, assim como incentivar a inovação, além de contribuir para a integração regional entre os membros e associados ao Mercosul.

O Prêmio é organizado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação do Brasil (MCTI) e pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), com apoio institucional do Movimento Brasil Competitivo (MBC).

Temática - Todo ano é escolhido um tema de relevância e que atenda às políticas públicas governamentais dos países membros do Mercosul. O tema da edição de 2017: “Tecnologias para a Economia do Conhecimento” deverá abordar questões como as novas tecnologias da informação e comunicação, novos modelos de negócios na era digital, além do uso da tecnologia para despertar o interesse de jovens pelo aprendizado e para auxiliar na formação de profissionais do futuro, assim como utilizar a ciência, inovação e criatividade para o desenvolvimento humano.

Categorias de participação - Os interessados podem se inscrever em cinco categorias: Integração, Iniciação Científica, Estudante Universitário, Jovem Pesquisador e Pesquisador Sênior. Cada candidato poderá submeter somente uma inscrição, seja individual ou em equipe.

Os trabalhos devem ser elaborados em português ou em espanhol, com temáticas voltadas à realidade do Mercosul, e todos os candidatos e seus orientadores devem cadastrar, com antecedência de, no mínimo, 72 horas antes do encerramento das inscrições da edição em 2018, seu currículo na Plataforma Lattes do CNPq. No caso da modalidade "equipe", todos integrantes devem ter o currículo cadastrado na referida plataforma.

Premiação - Todos os trabalhos que forem premiados e agraciados com menção honrosa serão publicados. O valor total das premiações será de 25.500 dólares, com prêmios a partir de 2.000 dólares, além de troféus, placas, passagens e diárias para os ganhadores poderem participar da cerimônia de premiação.

Prêmio Mercosul de Ciência e Tecnologia 2017
Inscrições: até 02 de março de 2018