Página inicial > Ultimas Notícias > Trote Solidário Sustentável chama atenção para a conscientização sobre o destino do lixo

• Publicado: Sexta, 16 de Fevereiro de 2018, 14h21

CAPA Papael do Calouro Foto Alexandre Moraes 1

A partir de seu compromisso social e ambiental, a Comissão da Coleta Seletiva Solidária e a Prefeitura Multicampi da UFPA organizam o Trote Solidário Sustentável “O papel do Calouro da UFPA”, que irá ocorrer entre os dias 12 e 15 de março, das 8h às 12h, no Centro de Eventos Benedito Nunes (CEBN). A ação consiste em uma mobilização voltada aos calouros da UFPA, que são convidados a doar todo o papel que serviu de apoio na preparação para o ENEM, como apostilas, cadernos, entre outros. O material arrecadado é destinado às cooperativas de catadores de materiais recicláveis e reaproveitáveis da Região Metropolitana de Belém.

O trote ocorre sempre na Semana do Calouro da UFPA, oportunizando a participação tanto de alunos veteranos como voluntários. “Ações como esta estimulam a vontade de ajudar de maneira solidária e sustentável, dando visibilidade institucional e gerando impactos positivos ao aproximarem a Universidade de sua comunidade”, afirma Lúcia Almeida, técnica da Coordenadoria de Meio Ambiente da Prefeitura Multicampi e responsável pela ação.

Papael do Calouro Foto Alexandre Moraes 4História do Trote -  A ideia surgiu a partir da constatação da quantidade de papel que é usado durante a preparação dos alunos para o vestibular, com a intenção de dar um destino útil ao material que foi utilizado. O trote teve início em 2012, uma semana antes da realização da Semana do Calouro da UFPA, com o título “Transformando Papel em Cidadania”. No ano seguinte passou a ser chamado de trote solidário sustentável “O Papel do Calouro da UFPA”.

Lúcia Almeida explica que já era esperada uma baixa participação, devido ao curto espaço de tempo para divulgação. Entretanto, a edição foi uma espécie de ‘pontapé inicial’ que serviu como aprendizado para os anos seguintes, já que ficou um ‘gostinho de quero mais’.

Inicialmente, o trote era destinado somente aos calouros, mas a cada edição do evento, a organização vem percebendo a vontade de envolvimento e participação de outros segmentos da comunidade universitária e fora dela, devido à visibilidade da ação.

Papael do Calouro Foto Alexandre Moraes 3Importância regiona l- Os problemas da região amazônica não se limitam aos desmatamentos e queimadas. O depósito inadequado dos resíduos sólidos, comprometendo, sobretudo os rios da região, devido ao acelerado crescimento urbano, têm levado o governo federal a considerar a questão como estratégica para o desenvolvimento sustentável da região.

Para Lúcia Almeida, o trote é um compromisso com a questão da destinação dos resíduos que vai além dos muros da UFPA nos campi: “Trabalhar essa questão, de forma interdisciplinar, por meio de ações como essas, passa a ser prioridade, um desafio, e pode servir de exemplo inovador de boa gestão integrada e participativa para as demais instituições de ensino superior”, ressalta.

O objetivo inicial da ação era chamar atenção para importância da Coleta Seletiva Solidária da UFPA e para os catadores que sobrevivem dos materiais recicláveis que a população descarta, além de entregar às cooperativas de catadores toneladas de papéis gerados por milhares de calouros. Contudo, novos sentidos foram atribuídos à ação e os objetivos foram ampliados para voltar a atenção também ao problema dos resíduos nos centros urbanos e à responsabilidade de cada cidadão, visando a conscientização sobre o destino do lixo.

Processo de doação - O material deverá ser entregue no posto de arrecadação montado ao lado do Centro de Eventos Benedito Nunes (CEBN), no período de 12 a 15 de março de 2018, no horário de 8h às 12h. Após esse período, o material poderá ser levado à Central de Materiais Recicláveis (localizado às proximidades do setor de transportes da UFPA) ou nos Locais de Entrega Voluntária (LEV), distribuídos pela Cidade Universitária.

Trote Solidário Sustentável “O papel do Calouro da UFPA”
Período: 12 a 15 de março de 2018
Horário: de 8h às 12h
Local: Centro de Eventos Benedito Nunes (CEBN)