Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > Projeto da Casa de Estudos Germânicos promove minicurso sobre literatura Romântica Brasileira
Início do conteúdo da página

Projeto da Casa de Estudos Germânicos promove minicurso sobre literatura Romântica Brasileira

  • Publicado: Quarta, 21 de Fevereiro de 2018, 15h14
  • Acessos: 1788

projeto littera romantismo

Com o objetivo de levar Literatura e o conhecimento da academia para o curso de graduação em Letras, a Casa de Estudos Germânicos (CEG) irá promover o minicurso "O Romantismo Brasileiro na Compreensão dos Críticos de Ontem e de Hoje”. O evento, que faz parte do projeto Littera, ocorre no dia 2 de março, na Sala de Vídeo da CGE, na UFPA, a partir das 14h.

O Romantismo é considerado por alguns críticos como marco da literatura brasileira. O Movimento é construído no país a partir de escritos literários que, não apenas por natureza, mas por espírito, a seus modos e em seus tempos pensaram e representaram o Brasil.

Segundo a coordenadora Patricia Cezar, os minicursos promovidos pelo projeto Littera são importantes por analisar a Literatura de modo descontraído com os participantes, que são de várias áreas do conhecimento. “Podemos ler partes de um  livro em seu original ou ver uma adaptação cinematográfica desse livro em perspectiva comparada, por exemplo, e conversar a respeito”, explica.

No minicurso do mês de março, serão abordadas as perspectivas metodológicas para a construção das historiografias literárias de críticos do Romantismo Brasileiro, e serão explicitadas suas compreensões acerca do movimento: como compreendem, qual o valor atribuído ao Romantismo no Brasil e quais os autores e obras destacam conforme cada fase.

“Neste caso específico [o objetivo do evento] é ver como os críticos do século XIX e de hoje entenderam o Romantismo brasileiro. Esse tema foi escolhido porque foi durante o Romantismo que nossa Literatura se sedimentou com autores como José de Alencar. Então achamos importante abordar essa temática dentro do projeto nesta 24ª Edição”, conta a coordenadora.

Projeto Littera – A Casa de Estudos Germânicos promove há mais de 50 anos a divulgação da Língua e da cultura alemã em Belém dentro da UFPA. Nesse sentido, foi interessante criar uma atividade no campo da Literatura que envolvesse a cultura alemã com a brasileira, numa perspectiva de trabalhos comparados.

Neste sentido foi instituído o projeto Littera-literaturas germânica e brasileira, de autoria da professora Patricia Cezar da Cruz, o qual foi apresentado para a Casa de Estudos Germânicos em maio de 2013, e começou suas atividades em 19 de junho do mesmo ano. O projeto já apresentou 22 edições de minicursos.

Inscrições – O minicurso será ministrado pelas professoras Aline Costa da Silva e Patricia Cezar da Cruz. As inscrições são realizadas gratuitamente no site do Littera e Fanpage do projeto via formulário on-line. Com 40 vagas por minicurso, as inscrições devem ser feitas somente até a véspera do evento.

Serviços:
Minicurso O Romantismo Brasileiro na Compreensão dos Críticos de Ontem e de Hoje
Data: 2 de março de 2018
Local: Sala de Vídeo da CEG – UFPA
Hora: 14h às 18h

Texto: Elizandra Ferreira  – Assessoria de Comunicação da UFPA
Arte: Divulgação

registrado em:
Fim do conteúdo da página