Página inicial > Ultimas Notícias > Mestrado Profissional em Artes abre inscrições para seu Exame Nacional de Acesso

• Publicado: Sexta, 23 de Fevereiro de 2018, 15h24

Prof Artes 2018

O Conselho Gestor do Mestrado Profissional em Artes (Prof-Artes) em Rede Nacional irá realizar, a partir do mês de maio, o seu Exame Nacional de Acesso, direcionado a professores da Rede Pública da Educação Básica que estejam desenvolvendo atividades em artes cênicas, visuais ou musicais. O Exame, executado pelo Centro de Artes da Universidade do Estado de Santa Catarina (CEART/UDESC), está com inscrições abertas até o dia 5 de abril, segundo o edital.

O Prof-Artes é um curso com aulas presenciais e duas disciplinas de Fundamentação semipresenciais, com oferta simultânea nacional, no âmbito do Sistema da Universidade Aberta do Brasil (UAB). Tem o objetivo de buscar a melhoria das Políticas Públicas Educacionais, por meio da capacitação do ser educador na regência em sala de aula.

O Curso conduz ao título de Mestre em Artes e estrutura-se com duas linhas de pesquisa: Processos de ensino, aprendizagem e criação em artes; e Abordagens teórico-metodológicas das práticas docentes. São oferecidas 204 vagas distribuídas entre as IES Associadas, sendo 15 para a UFPA, divididas em Música (3), Artes Cenicas (8) e Artes Visuais (4).

Processo Seletivo – O exame será realizado em duas partes. A prova escrita, de caráter eliminatório, é composta por duas questões dissertativas (bibliografia indicada no edital). Será aplicada no dia 11 de maio, das 14h às 18h, nos municípios sedes das IES Associadas ao PROFARTES.

A prova de arguição, de caráter eliminatório e classificatório, é realizada a partir da avaliação da relação do candidato com práticas artísticas na escola, com base no Memorial Descritivo apresentado na inscrição. Será realizada no período de 13 a 15 de junho e aplicada somente aos candidatos aprovados na prova escrita.

O local e horário da prova de arguição serão divulgados a partir das 18h, no dia 8 de junho, nos murais e/ou página web do respectivo programa em que o candidato se inscreveu, bem como na página web do CEART/UDESC.

Inscrições – Para participar do Exame Nacional de Acesso o candidato deve: portar diploma de curso superior reconhecido pelo MEC em qualquer área de formação; pertencer ao quadro permanente de servidores concursados, em efetivo exercício, em instituições de ensino da rede pública de Educação Básica; possuir Currículo Lattes, além de Memorial descritivo e Projeto de Trabalho.

A inscrição será feita via internet na página web do CEART/UDESC, acessando o link  até às 23h59 do dia 5 de abril de 2018.

O Resultado Final, apto à matrícula, será divulgado no dia 25 de junho de 2018, a partir das 16h no site da organizadora e/ou murais das respectivas IES.

O candidato poderá obter informações referentes ao Exame Nacional de Acesso por meio da página web do CEART/UDESC bem como nas páginas dos portais das IES.

Texto: Elizandra Ferreira  – Assessoria de Comunicação da UFPA