Página inicial > Ultimas Notícias > Programa de Pós-Graduação em Enfermagem recebe o primeiro aluno estrangeiro para o mestrado

• Publicado: Sexta, 02 de Março de 2018, 14h03

aluno estrangeiro PPGENF

Jonh Restrepo é indígena da Etnia Cabeo, de Vaupés, uma pequena ilha com pouco mais de cinco mil habitantes, na Colômbia. É formado em Enfermagem pela Universidad de Los Llanos Occidentales Ezequiel Zamora e trabalha na Secretaria de Salud del Vaupés. Acaba de ingressar no Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PPGENF) do Instituto de Ciências da Saúde (ICS) da Universidade Federal do Pará (UFPA), por meio do Programa de Alianças para a Educação e a Capacitação (PAEC) da Organização dos Estados Americanos (OEA), uma parceria entre as Instituições de Ensino Superior brasileiras e estrangeiras, da qual a UFPA faz parte desde 2014. Jonh Restrepo é o primeiro aluno estrangeiro do PPGENF e será discente do curso em nível de mestrado do programa.

Jonh escolheu o Brasil, em especial a UFPA, para curso internacional, porque, para ele, o Brasil é referência em educação, sobretudo em nível de mestrado e doutorado, e o conhecimento que adquirir aqui pretende difundir no seu país quando retornar. “De onde eu venho não há muitos mestres e doutores. Então, tenho muito a aprender na UFPA e, quando obtiver o título de mestre, regressararei ao meu país, e aplicarei todo o conhecimento que pude aprender aqui no Brasil, na Colômbia”, conta.

O estudante escolheu a UFPA também por ela estar localizada na região amazônica e apresentar similaridades com a região de onde vem. “Escolhi Belém por ser uma cidade pequena assim como a cidade de onde vim. A população é bem menor em comparação à de outros Estados como São Paulo e Rio de Janeiro. Além disso, Belém faz parte da Amazônia, assim como a Colômbia”, observa. Há duas semanas em Belém, Jonh está se familiarizando com a rotina acadêmica da UFPA. No dia 23 de fevereiro, foi recebido pela coordenação do PPGEN, que vem dando todo o apoio que ele precisa nesse início do curso. “O meu primeiro contato com os professores e discentes da Universidade foi semana passada numa recepção que fizeram para mim. Deram-me orientações de como proceder com a matrícula, sobre a documentação necessária para oficializá-la, além de como abrir a minha conta no banco. Todos foram muito atenciosos”, pontua.

Estudar no exterior requer muitos obstáculos a enfrentar. O idioma, para Jonh, é um deles. “Acredito que o maior desafio que tenho que enfrentar durante meu curso na UFPA será o Português, pois não falo o idioma. Desse modo, ler o material e escrever as atividades exigirá um esforço maior no início do curso”, afirma.

O vice-coordenador do programa, professor doutor Eliã Botelho, comenta que Jonh ainda não tem orientador, pois, se faz necessário, primeiramente, conhecer as preferências de pesquisa e as habilidades dele, para então disponibilizar um orientador. Eliã salienta, ainda, que “a internacionalização da educação é muito importante para o PPGENF, pois essa troca de experiências enriquece o programa."

O Programa de Bolsas Brasil PAEC/OEA-GCUB – O Programa de Alianças para a Educação e a Capacitação (PAEC OEAS-GCUB) é uma iniciativa conjunta da Organização dos Estados Americanos (OEA) e do Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras (GCUB), com o apoio da Divisão de Temas Educacionais do Ministério das Relações Exteriores do Brasil (DCE/MRE) e da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/OMS). O programa oferece bolsas de estudos a cidadãos dos Estados Membros da OEA para realizar estudos de mestrado e doutorado nas melhores universidades brasileiras, associadas ao GCUB.

Texto e foto: Ananda Louzeiro – Assessoria de Comunicação do ICS/UFPA